Columbus vende 17,5 MW de ativos fotovoltaicos na Polônia para reduzir a dívida
A instaladora polonesa de energia fotovoltaica (PV) Columbus Energy SA disse na terça-feira que vendeu 17,5 MW de ativos solares para a Engie Zielona Energia como parte de um acordo para transferir todas as suas participações fotovoltaicas para seu par, a fim de pagar a dívida.
As receitas foram utilizadas para resgatar uma emissão de obrigações verdes no valor de mais de 70 milhões de PLN (15,7 milhões de dólares/14 milhões de euros.8m).
Esta é a segunda parcela de ativos vendidos ao abrigo do acordo celebrado em dezembro de 2022 com a unidade polaca do grupo francês de serviços públicos Engie SA (EPA:ENGI) para a venda de um total de 102,5 MW. A primeira parcela incluiu projetos com capacidade de 32,8 MW.
O preço total da transação variará de 97,6 milhões de euros a 110 milhões de euros, dependendo dos resultados operacionais das fazendas e será liquidado até o final de 2026, disse a Columbus em dezembro. As receitas destinar-se-ão ao reembolso de cerca de 180 milhões de zlótis em financiamento de projectos e à redução da dívida ao accionista DC24.
A medida visa melhorar o balanço patrimonial e a liquidez do grupo, observou Columbus, acrescentando que sua dívida com instituições financeiras foi reduzida para PLN 25 milhões. Isso permitirá que a empresa se concentre em atividades que garantam um retorno mais rápido do investimento, por exemplo, a expansão para o exterior, apontou o CEO Dawid Zielinski… saiba mais em Renewables Now 28/02/2023