O empresário Sergio Mena Barreto, presidente da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), é o mais novo acionista e conselheiro da MKM Biotech, empresa de investimentos em venture science e biotecnologia, que tem entre seus sócios o atual presidente do Hospital Sírio Libanês, Paulo Nigro. O valor do aporte não foi revelado.

A MKM é controlada por um grupo de conselheiros que, juntos, detêm mais de 50% das ações. Além de Nigro e Barreto, compõem o conselho Kleber Miranda (CEO da Molkom), Moacyr Bighetti (CEO da Kaivo Biotech) e Henrique Abreu (CEO da OWL Consultoria).

A MKM tem quatro ativos em portfólio avaliados em mais de R$ 90 milhões, entre os quais a PHP Biotech, startup que está desenvolvendo um medicamento inovador para tratamento do câncer de mama mais agressivo, o triplo negativo. Também são investidas as startups Remederi, de cannabis medicinal, a Amyi, de perfumaria premium, e a Aljava Biotech, de oncologia personalizada.

Com quatro investidas MKM Biotech tem novo acionista e conselheiro

Até o fim do ano, mais seis empresas devem ser selecionadas para o programa de aceleração da MKM. “Estamos muito felizes com a entrada do Sergio Mena Barreto em nosso staff de conselheiros. Sua expertise e bagagem empresarial no ramo farmacêutico é de inestimável valor”, diz em nota o presidente MKM Biotech, Carlos Zago.

A MKM está em tratativas com farmacêuticas nacionais para ampliação dos investimentos em novas moléculas. A meta é investir até R$ 40 milhões nessas pesquisas nos próximos anos.

“Precisamos de uma indústria biotecnológica no Brasil. Temos uma biodiversidade riquíssima e pouco estudada. Pesquisadores e cientistas precisam ter acesso, necessitam de apoio. Nosso papel é identificar, investir, organizar a estratégia e viabilizar que a pesquisa alcance a transferência para a sociedade”, diz Mena Barreto, na nota… leia mais em Valor Econômico 17/04/2023