Se você está lendo isso, provavelmente é o fundador de uma startup. E se você é um fundador, provavelmente tem grandes esperanças e sonhos – aspirações do que deseja que seu negócio seja e do que deseja criar no mundo. Seja uma jogada puramente lucrativa como o próximo aplicativo de compartilhamento de fotos ou a venda de um bilhão de “dongles” de iPhone ou algo mais orientado para a missão, como curar o câncer ou a mídia social que não torna as crianças ‘desesperadas” (dica Zuck), há um longo caminho para vá de seus esboços de guardanapos e protótipos iniciais que definem cada empreendimento de inicialização para atingir esse objetivo.

A questão é: Como? Como você vai daqui para lá? E isso, meus amigos, é o seu roteiro de negócios. É tão simples quanto isso.

Então, por que tantos fundadores lutam com esse tópico ao montar seus pitch decks e pitching VCs?

É um pouco irônico quando você pensa sobre isso, não é? Não deveria ser bastante simples traduzir seus objetivos de negócios em etapas e marcos acionáveis?

Infelizmente, nunca é tão fácil. A jornada de cada startup é diferente, não há um roteiro de negócios de tamanho único e o caminho à frente é nebuloso na melhor das hipóteses. Mas ainda assim, sua startup precisa de um roteiro. Você precisa saber como vai passar de um teste beta V1 básico para se tornar o líder de mercado e esmagar a concorrência. E precisa ser detalhado o suficiente para evitar ser pego no quadro geral.

Porque execução é tudo!

E ainda por cima, você tem que fazer isso enquanto luta por financiamento, tentando lutar contra a concorrência e construindo algo incrível que o mundo provavelmente nunca viu antes.

Se parece um desafio quase impossível, é porque é. Mas é para isso que você se inscreveu quando fundou sua empresa.

É aí que entra o roteiro.

Porque como dizem:

“Basta colocar um pé na frente do outro e logo você estará saindo pela porta.”

Os dois “roadmaps” do seu negócio

Todo negócio anda na corda bamba simultaneamente: um relacionado ao negócio e outro focado no produto. E, infelizmente, a estratégia para navegar em ambos não poderia ser mais diferente.

É por isso que você precisa alinhar seus roteiros de negócios e produtos com os objetivos gerais do negócio bem antes de realmente executá-los. Caso contrário, você acabará correndo em uma esteira com um lado indo mais rápido que o outro. Então, você bate e queima.

Então, vamos trabalhar.

O roteiro de negócios

A maioria das startups se concentra no roteiro de negócios ao planejar o futuro. Claro que eles têm uma lista de recursos de backlog para adicionar ao produto em algum momento, mas a maior parte do planejamento e da previsão real acontece no lado comercial e financeiro das coisas. Isso inclui tudo, desde projeções de fluxo de caixa e captação de recursos futuros, até metas de usuários e receitas, novas contratações, expansões de mercado planejadas e novas iniciativas de vendas ou marketing.

Dos dois roteiros, este é claramente o mais crítico. Confundir seus números e queimar recursos e fluxo de caixa ou falhar em atingir suas metas de crescimento prometidas e há uma boa chance de sua startup (ou negócio) chegar a zero antes que você possa aumentar sua próxima rodada.

Porque apenas duas coisas podem matar uma startup: ficar sem dinheiro e conflito de cofundadores. Todo o resto pode ser superado.

Mas não isso.

Portanto, certifique-se de gastar bastante tempo planejando o futuro do seu negócio. Ao fazer isso, considere suas metas e o fato de que as startups normalmente levantam ± 18 meses de pista para vê-las até a próxima rodada.

Para pensar em seus objetivos e dividi-los em ciclos de 18 meses, é importante pensar no que você precisará para atrair investidores. Que tipo de métricas as empresas comparáveis ​​estão levantando para semente, Série A, Série B, etc…?

Como regra geral, os investidores semente querem que os fundadores tenham um produto decente e alguma tração (± $ 10 mil MRR), enquanto as empresas da Série A procuram pelo menos US $ 1 milhão em ARR. Além disso, não se esqueça, com o calibre e a quantidade de startups nos dias de hoje, muitos investidores esperam ainda mais….Leia mais em mattwardio.medium 09/03/2022

Leia também  dica extra sobre ferramentas  para construir roadmap de negócios Canva.