Um dos maiores desafios para empresas que estão buscando formas de ganhar tração no mercado é justificar o potencial retorno sobre os investimentos feitos em marketing. Em especial no caso das startups – que geralmente destinam uma parte relevante do orçamento para ações de marketing digital, onde é possível ter um acompanhamento mais claro do retorno – existe um grande desafio para conseguir ousar em ações de construção e reputação de marca. Mas com muita criatividade e boas conexões é possível criar um planejamento de comunicação que apoie as ações de marketing e gere maior valor ao negócio, ajudando a impulsionar ainda mais o crescimento do negócio.

Ações de marketing

No caso do GetNinjas, por exemplo, temos uma estrutura interna bastante estratégica que complementa as ações já desenvolvidas pela área de marketing, com iniciativas que nos ajudam a inovar. Na nossa estrutura, a área de Comunicação trabalha de forma integrada com a de Parcerias e Novos Negócios, das quais faço a gestão atualmente. Esta integração entre Comunicação e Novos Negócios nos permite promover uma visão bastante criativa aplicada ao produto em busca de gerar novas oportunidades e parcerias que agregam valor para os usuários e também novos canais de receita.

Há 5 anos, quando comecei na companhia, tive o desafio de criar do zero a área de comunicação estratégica internamente e, a partir desta nova estrutura, enxergamos a oportunidade de dar início a uma nova frente, que permitisse criar parcerias estratégicas para o negócio. Portanto, esta integração de áreas multidisciplinares nasceu no nosso caso de forma bastante aliada ao negócio, e ocorreu naturalmente, conforme as necessidades que fomos enxergando no dia a dia.

Acredito que as empresas que estão ainda no início do negócio podem e devem começar a explorar todas as oportunidades e recursos que têm à disposição como forma de aumentar o potencial de visibilidade da marca e do produto, ainda que não tenham um investimento relevante para destinar a esse tipo de iniciativa, sem receio de inovar e criar novas estruturas e áreas.

Para isso, é importante estar atento às oportunidades que o modelo de negócio atual já dispõe para, a partir disso, conseguir identificar quais ações podem ser desenvolvidas, fugindo das ações mais tradicionais de marketing que toda empresa já desenvolve e, dessa forma, traçar novas iniciativas, que não necessariamente estejam relacionadas diretamente ao negócio principal.

Novas idéias

Mas como começar a criar uma estratégia inovadora para sua empresa? Abra espaço para novas ideias, busque informação sobre ações que outras empresas estejam fazendo e que possam ter sinergia com seu negócio. Entenda os pontos comuns entre seu negócio e de um possível futuro parceiro, desenhe a ideia esclarecendo o que a sua empresa e a parceira podem agregar uma à outra, estime o impacto que essa parceria poderá gerar para ambos os lados, faça um primeiro contato e apresente a iniciativa. Ainda que esse primeiro desenho não seja o ideal para um possível parceiro, juntos vocês poderão chegar a um modelo que faça sentido para ambos os lados, ou abrir portas para outras ideias.

No GetNinjas, ainda nos primeiros anos, demos início a uma série de iniciativas que visavam juntar forças com empresas tradicionais e muito conhecidas em seus segmentos. Essa estratégia com visão de comunicação, aliada aos novos negócios, permitiu posicionar a marca, ainda novata no mercado, junto a empresas que são referências nos diversos segmentos em que atuam e possuem sinergia com o nosso negócio, como reformas, moda e beleza, eventos e outros, agregando valor a ambos os lados.

Quando uma grande empresa confia no seu produto ou serviço para oferecê-lo aos clientes é um indício ao mercado de que seu produto é de confiança. As pessoas tendem a confiar mais em soluções que outras pessoas e empresas já validaram anteriormente. É por isso que ações como estas em conjunto com outras grandes companhias podem ser uma estratégia relevante para startups e empresas em sua fase inicial.

Parcerias

Sua empresa pode não ter o investimento necessário para fazer uma divulgação grande e relevante, mas uma grande empresa certamente terá. A partir dessas parcerias é possível levar sua marca ao alcance de novos clientes, parceiros ou ainda mercados. Há muito a ser explorado quando uma empresa se abre para identificar novos potenciais de crescimento.

Outra oportunidade para trabalhar a construção da imagem de uma empresa no mercado é explorar sua própria solução como permuta. O produto ou serviço que uma empresa digital oferece ao mercado pode agregar valor e acelerar o processo de inovação de empresas mais tradicionais e que ainda estão buscando descobrir como levar novas soluções tecnológicas aos clientes.

Com um olhar muito voltado para as oportunidades e necessidades que se abriam no mercado, buscamos sempre desenvolver soluções que abraçam nosso negócio. Um desses projetos foi criado justamente para proporcionar a tão necessária capacitação e desenvolvimento profissional dos prestadores de serviços dentro do nosso aplicativo. Essa estratégia vem colaborando para fortalecer a reputação e o desenvolvimento do negócio, trazer parceiros de peso e, é claro, gerar valor para os nossos usuários. Ainda mais se tratando de um setor no qual o público ainda está aprendendo a explorar todo potencial que o mundo digital oferece.

Recentemente, comentei sobre como construir uma reputação de marca para startups, mas aqui chamo a atenção principalmente para o fato de que se uma empresa desenha estratégias de comunicação bem alinhadas com os objetivos de negócio, pode abrir caminho para novas oportunidades, que complementam a frente de marketing, de produto ou ainda outras áreas core da empresa.

E é por isso que acredito muito que, ao aliar a força do marketing com as estratégias de comunicação, podemos criar novas formas de promover o crescimento do negócio, acompanhando as mudanças de cenário da empresa e do mercado com ações que vão beneficiar e conectar todo o ecossistema envolvido…Referência: Negócios (Por Sandya Coelho)…Leia mais em indicesbovespa23/09/21