A startupstash publicou artigo em que aborda os principais fatores que os investidores de Venture Capital analisam ao decidir se devem ou não investir. A startupsplash disponibiliza em seu site ferramentas e recursos do mundo para startups e empreendedores. Veja suas principais recomendações.

Seu negócio está começando a decolar. Sua base de clientes está crescendo e sua pequena equipe mal consegue acompanhar. Para escalar rapidamente e aproveitar essa oportunidade, você precisa de dinheiro. Você decide levantar dinheiro de uma empresa de Venture Capital.

Mas como você se posiciona para maximizar suas chances de obter financiamento? Para fazer isso, é fundamental entender o que os investidores em estágio inicial procuram ao tomar decisões de investimento. Este artigo descreverá os principais fatores que os capitalistas de risco analisam ao decidir se devem ou não investir.

Embora você possa conhecer todos os detalhes íntimos de sua empresa, o investidor que avalia sua empresa não. Além disso, eles podem estar avaliando várias outras empresas em potencial simultaneamente com a sua. Você precisa mostrar a eles que marca todas as caixas a seguir, ou pelo menos tem uma estratégia para fazer isso.

Como os VCs avaliam as startups

O time

A equipe fundadora é o fator mais citado entre as empresas de capital de risco. Para ilustrar sua importância, uma analogia comum é a do “jóquei” e do “cavalo”. O cavalo representa a ideia inicial e o jóquei, seu fundador. Muitas empresas de capital de risco preferem apostar no jóquei em vez do cavalo. Isso se deve a uma assimetria: um fundador talentoso pode transformar uma ideia medíocre em uma empresa de um milhão de dólares, mas uma equipe medíocre pode nunca ser capaz de executar uma ideia de um milhão de dólares.

O que faz uma grande equipe? Em primeiro lugar, experiência. Uma equipe com experiência na construção de empresas terá muito mais facilidade em obter financiamento do que uma que não o faça. Em segundo lugar, os investidores procuram conhecimentos de domínio. Isso inclui profundo conhecimento do setor e contatos relevantes que vêm de trabalhar em um determinado campo por anos.

Outro fator é a paixão e motivação da equipe fundadora. Os investidores querem saber se a equipe original pretende ficar com a empresa a longo prazo. É ainda melhor se a empresa servir a um propósito maior ou coçar uma coceira pessoal dos fundadores, porque sua participação pessoal na empresa os ajudará a enfrentar as tempestades.

O mercado

Os investidores não analisam sua startup no vácuo. Eles também devem levar em consideração o mercado que você escolheu entrar. Para isso, os capitalistas de risco fazem duas perguntas fundamentais sobre o mercado: “ É grande? ” e “ Está crescendo? ”.

Um mercado “grande” pode ser definido como aquele em que as empresas podem gerar mais de US$ 1 bilhão em receita. Os investidores querem investir em startups que entram em grandes mercados porque sua esperança é que a empresa algum dia seja grande o suficiente para IPO, que é como as empresas de capital de risco geram a maior parte de seus retornos.

Os investidores também querem saber que o mercado está crescendo e não estagnado. Um mercado estagnado é normalmente dominado por um punhado de empresas estabelecidas, e é muito difícil desafiar essas empresas de frente. Em contraste, um mercado em crescimento dá aos recém-chegados a oportunidade de se tornarem o player dominante. Os investidores em sua empresa querem que você se torne o jogador dominante, em vez de desafiar os já existentes.

A oferta de produtos

Uma oferta sólida de produtos é a chave para garantir o financiamento. Especificamente, você deve demonstrar aos investidores que seu produto é único, tecnicamente viável e atende às necessidades do cliente. O não cumprimento de qualquer um desses critérios prejudicará sua capacidade de garantir o financiamento.

Os capitalistas de risco também querem saber qual é a sua vantagem competitiva: por que eles deveriam investir na sua empresa e não na de outra pessoa? Talvez tenha a ver com sua tecnologia superior ou experiência no setor. Seja qual for a resposta, ela deve diferenciar claramente sua empresa da concorrência.

O plano de negócios

Os investidores querem saber o que você pretende fazer com o dinheiro deles. Eles estão procurando estratégias específicas de como você utilizará o financiamento deles para dominar o mercado escolhido. Esses incluem:

  • Uma estratégia de entrada no mercado
  • Uma estratégia de vendas/realização
  • Um plano de desenvolvimento de produto
  • Projeções financeiras realistas

Bons investidores entendem que esses planos estão sujeitos a mudanças à medida que a empresa se desenvolve. No entanto, formular uma estratégia inicial é útil para a empresa e demonstra aos investidores que você não gastará seu dinheiro ao acaso. Como Dwight D. Eisenhower disse: “Planos são inúteis, mas planejamento é indispensável”.

Métricas financeiras

As empresas de capital de risco raramente usam métodos bancários de investimento (Fluxo de caixa descontado, etc.) para avaliar as start-ups. Isso ocorre porque os futuros das start-ups são muito incertos, e a maioria dos retornos das empresas de capital de risco vem de grandes saídas, e não de fluxos de caixa de curto prazo. Em vez disso, os investidores iniciantes se concentram em métricas mais concretas, como:

  • Receita recorrente anual: a receita gerada por meio de assinaturas em um ano.
  • Custo de Aquisição de Clientes: o valor que custa adquirir um novo cliente.
  • Valor da vida útil do cliente: o valor que um cliente médio traz ao longo de todo o seu relacionamento com a empresa.
  • Margem Bruta: a diferença entre as vendas e o custo das mercadorias vendidas.
  • Burn Rate: a taxa na qual uma start-up gasta financiamento externo.

Diferentes empresas de capital de risco analisam diferentes métricas financeiras ao avaliar empresas. Além disso, a importância que dão aos números varia muito, dependendo tanto do investidor quanto do estágio de financiamento. Normalmente, a análise financeira será menos importante nos estágios iniciais do financiamento e se torna mais importante à medida que a empresa cresce.

Embora não seja exaustiva, esta é uma lista abrangente do que os VCs procuram ao avaliar empresas. Um ótimo pitch deve abordar todos esses fatores, pois demonstra que você entende a mentalidade do investidor e os tranquiliza quanto à qualidade de sua liderança… leia mais em Startup Stash 23/05/2022