Compass apresenta proposta para adquirir participação da Petrobras na Gaspetro
Empresa, que chegou a desistir de abrir capital, não revelou valor pela fatia; processo é mais um desinvestimento da Petrobras, que desembarca de vez da companhia
A Compass Gás e Energia, subsidiária da Cosan, apresentou uma proposta para adquirir a fatia de 51% da Petrobras na Gaspetro – holding com participação em distribuidoras de gás natural.
A empresa não revelou valores e diz que os termos e condições são confidenciais em razão da natureza do processo competitivo conduzido pela Petrobras. A efetiva compra da fatia na Gaspetro depende de a Compass vencer a disputa e de aprovações regulatórias e concorrenciais.
A oferta é divulgada cerca de um mês após a Cosan desistir do IPO (oferta inicial de ações) da Compass, alegando uma “deterioração” das condições do mercado de capitais.
Saída da Petrobras
Não é a primeira vez que a Petrobras vende uma fatia da Gaspetro. Em 2015, a estatal se desfez de 49% da empresa, em uma negociação com a Mitsui Gás e Energia – subsidiária da japonesa Mitsui.
Hoje, a Gaspetro tem participações em 19 distribuidoras de gás, que exploram com exclusividade os serviços locais de distribuição de gás canalizado em diversos Estados do Brasil.
Em 2019, o volume total de gás distribuído pela empresa foi de 29 milhões m/dia, atendendo cerca de 500 mil clientes, por meio de uma rede de distribuição de mais de 10 mil quilômetros de gasodutos… Leia mais em moneytimes 26/10/2020