A Condere e a Ecoagro acabam de lançar uma joint venture (JV) focada em assessoria de transações de fusões e aquisições (M&A, na sigla em inglês) do agronegócio com a expectativa de capturar o crescimento das operações nesse segmento. A casa já nasce com três mandatos, mas a projeção é encerrar o ano com dez e concluir, ao menos, duas transações ainda em 2024.

A ideia por trás do negócio é unir a experiência da Condere em operações de M&A com a proximidade e conhecimento da Ecoagro, que estrutura operações de dívidas do setor via mercado de capitais. “Acreditamos que seja uma JV potente”, comenta o sócio-fundador da Condere, Paulo Cury.

As primeiras conversas sobre a união começaram em julho do ano passado, quando se percebeu que poderia haver sinergia entre os dois negócios. O passo inicial foi dado por Cury, que procurou Milton Menten, um dos sócios da Ecoagro, para falar sobre a ideia após ter identificado a importância para o negócio de M&A de ter uma pegada com foco setorial.

Na média das transações fechadas pela Condere, 20% a 25% vem do agronegócio. Dentre elas no ano passado, está a venda da Spaço Agrícola para empresa mexicana de fertilizantes Tepeyac. “Essa foi uma operação emblemática, porque envolveu um estrangeiro. E isso aproximou as duas empresas”, conta Cury. A Spaço Agrícola era, antes do M&A, um dos clientes da Ecoagro.

Do lado da Ecoagro, especializada na estruturação de captações de empresas do agronegócio no mercado de capitais, a proposta de ter um braço de M&A encaixou com a estratégia que já vinha sendo pensada entre os sócios, já que foi observado que era uma necessidade diversificar os serviços dentro de casa.

“O que começamos a perceber foi que a estrutura de capital dessas empresas, apenas com dívida, ficava desequilibrada. E ele precisava equilibrar e muitas vezes ia para o M&A. E eu perdia o cliente”, comenta Menten.

A joint venture da nova empresa será dividida igualitariamente e o acordo é que todo M&A do setor agro, independentemente do lado originado, será trabalhado dentro da estrutura da nova sociedade. Hoje, segundo a companhia, são feitas no Brasil entre 45 e 60 transações de M&A no agronegócio e a projeção é de um crescimento de ao menos 15% desse volume. Segundo Cury, um dos objetivos da casa será de ter uma atuação forte na prospecção de estrangeiros interessados em negócios no Brasil… leia mais em GloboRural 19/03/2023

Spaço Agrícola e Tepeyac se unem a serviço do agricultor

Esta terça-feira, 11, foi marcada por uma grande notícia envolvendo uma das principais empresas no segmento comercial de insumos e defensivos agrícola da região Sul do Estado, a Spaço Agrícola, que reuniu sócios, colaboradores, clientes e fornecedores para anunciar seu passo mais ousado desde sua fundação, em 2000.

A Spaço Agrícola reconhecida por seu perfil inovador e empreendedor, mais uma vez está à frente quando o assunto é fortalecer a cadeia produtiva do agro. Nesta nova fase, a empresa criada há 23 anos por Volneimar Lacerda e Carlos Gomes em Goiatuba e que se expandiu por toda região, chegando ao Sudoeste do Estado, deu um passo gigante e se uniu a uma gingante mexicana para o agronegócio com o objetivo de novamente oferecer novas ferramentas para o produtor brasileiro. Esta gigane é a Tepeyac Fertilizantes, que comanda mais de 60% do mercado de fertilizantes no México, atuando em toda cadeia produtiva, incluindo produção rural, produção de insumos e defensivos, avicultura, psicultura e comércio de máquinas e implementos agrícolas.

Tepeyac é um grupo familiar com 70 anos de mercado e está em sua quarta geração e com forte presença na agricultura da Colômbia, chega ao Brasil através da Spaço Agrícola, empresa com perfil semelhante a mexicana no que tange a valores, princípios e visão do agronegócio.

O anúncio da sociedade entre as duas empresas aconteceu em evento realizado nesta terça-feira, no Sindicato Rural de Goiatuba com a presença dos dirigentes das duas empresas, entre eles o patriarca da Tepeyac Gerardo Bours e seus filhos, o prefeito Zezinho Vieira e produtores da região… leia mais em goiasinterior jul/2023