O Consórcio C2, composto pela chinesa CRRC e pela Comporte, da família Constantino, fundadora da aérea Gol, venceu o leilão do Trem Intercidades (TIC) promovido pela Governo do Estado de São Paulo, na B3, nesta quinta-feira. O lance, que foi único, ofereceu 0,01% de desconto na contraprestação. A Comporte, parceira da CRRC, opera desde o ano passado o Metrô de Belo Horizonte.

A concessão é de 30 anos e prevê a construção de um nova linha que conecte Jundiaí, Louveira, Vinhedo, Valinhos e Campinas. A empresa também passa a ser responsável pela Linha 7-Rubi, atualmente sob gestão da Companhia Paulista de Transportes Metropolitanos (CPTM), que liga a estação Barra Funda a Jundiaí.

Consórcio de chinesa CRRC e empresa da família Constantino vence leilão de Trem Campinas
Linha 7-Rubi da CPTM será incluída na concessão cujo leilão ocorre no dia 29 de fevereiro

O trem de passageiros contará com dois serviços. O primeiro prevê uma viagem com paradas e deverá ficar pronto em 2029. O corredor será formado pela linha 7-Rubi da CPTM e uma extensão até Campinas, a ser construída.

O segundo, previsto para 2031, será uma viagem expressa de São Paulo a Campinas, com parada apenas em Jundiaí, e duração estimada de 1h04 a 1h15. O valor da tarifa ainda é estudado. Há possibilidade de que o preço varie de acordo com alguns critérios, desde que respeite o teto de R$ 64.

O governo paulista estima que serão transportadas quase 550 mil pessoas por dia no primeiro ano de operação completa do empreendimento…. Leia mais em valor.globo. 29/02/2024