A alta demanda corporativa por análise de dados e inteligência e artificial e a disputa acirrada de talentos nessa área fizeram a consultoria Bain & Company lançar mão de uma estratégia pouco usual na operação local. Acostumada a crescer organicamente, a Bain acaba de fechar a aquisição da startup chilena Spike, especializada em inteligência artificial.

Fundada em 2016, a Spike trabalha com grandes clientes como Walmart, Latam e o uruguaio Grupo Tata. O trio de fundadores – Juan Pablo García, master em engenharia pelo MIT e cofundador de outras duas startups, Robert Cercós, especialista em ciência da informação pela Universidade de Melbourne, e Diego Aguayo, engenheiro que fez carreira na Latam – e a equipe de 40 engenheiros de software e cientistas de dados da Spike se unem à Bain, dobrando a base desses especialistas na consultoria na América do Sul….

Foi mais que suficiente para selar a aquisição – de valor não revelado. A Spike atua com cerca de 10 clientes simultâneos, enquanto a Bain teve, no ano passado, 201 clientes. “Somos uma central de inovação em dados e machine learning que quer criar soluções para os desafios mais difíceis do mundo, com inteligência artificial no maior número possível de domínios”, diz Aguayo. “Num mercado super disputado de talentos, nosso principal ativo é nosso ambiente de trabalho, que traz esses desafios, que estimula a troca de conhecimento entre a comunidade de cientistas, acadêmicos, e que ao mesmo tempo deem autonomia e permitam equilíbrio entre vida pessoal e profissional”, complementa o chileno…. Leia mais em Pipeline 07/02/2022