Conhecida por coordenar reestruturação de empresas, a consultoria Galeazzi & Associados criou uma gestora para investir em justamente em companhias em turnaround. Batizada de Catalunya Capital, a asset vai começar a captar recursos no mês que vem para um fundo de special situations e quer levantar entre R$ 500 milhões e R$ 1 bilhão, em duas tranches, com investidores locais e estrangeiros, apurou o Pipeline.

A gestora, que recebeu no ano passado o aval para começar a operar na gestão de ativos, nasce de uma parceria entre o CEO da Galeazzi & Associados, Luiz Galeazzi, e Andre Berg, que se conheceram na Gama Investimentos. Galeazzi é o principal acionista, com 64% de participação, mas é Berg quem toca o dia a dia. A consultoria tem uma fatia pequena, mas os sócios Bruno de Queiroz e Cláudio Santos, além de Luiz, fazem parte do comitê de investimento.

Consultoria Galeazzi cria gestora e prepara fundo de special situations

A Catalunya até já tinha um fundo pequeno para investir em um caso específico, mas agora terá um portfólio maior, buscando aproveitar também o timing do juro alto em diferentes investidas. Com o custo de financiamento elevado, mais empresas precisam passar por uma reestruturação.

O escritório da gestora foi aberto em Porto Alegre e conta com um time de 14 pessoas. A escolha da capital gaúcha se deve a um esforço para buscar oportunidades em regiões menos óbvias, que não estão no radar de outros players do mercado, mais concentrados no Sudeste.

Apesar de ter gestão independente, a Catalunya trabalha em conjunto com a consultoria para buscar oportunidades de investimento e levar a expertise em turnarounds para as investidas. A Galeazzi, que já atuou em grandes casos de reestruturação como do grupo GPA, BRF e Azul, foi fundada em 1995 por Claudio Galeazzi, que ficou conhecido como um perito em salvar empresas. Já afastado do comando da companhia, ele faleceu em março.

Além do investimento em special situations, a gestora atua como multifamily office e serviços de assessoria de investimento. Recentemente, assumiu a gestão dos fundos imobiliários até então geridos pela R Capital, incluindo o Serra Verde, que tem como único ativo a Gramado Parks. A família Caliari, fundadora da Gramado Parks, representando a maioria dos cotistas, aprovou a mudança da gestão da carteira no início de maio… leia mais em Pipeline 19/05/2023