Outro setor que começa a ganhar força no criptomercado são as Organizações Autônomas Descentralizadas, ou DAOs. O intuito delas é reunir pessoas que tenham visões de investimento parecidas. Visto isso, uma DAO está querendo comprar a Blockbuster, famosa locadora de filmes já falida, e transformá-la em um serviço de streaming para competir com a Netflix e outros.

O anúncio da BlockbusterDAO ocorreu neste último domingo (26), explicando os motivos desta ideia. Primeiramente, a marca Blockbuster não é apenas nostálgica, mas também faz parte da história dos filmes, explica a postagem. Além disso, o reconhecimento de uma marca pode ser fundamental para o seu sucesso.

No mês passado, outra DAO tentou comprar uma cópia da Constituição dos EUA. Embora tenham perdido o leilão, a soma arrecadada pelo projeto mostra sinais de que as DAOs podem ser uma próxima moda entre usuários de criptomoedas.

Leia também demais posts relacionados a NFTs no Portal Fusões & Aquisições.

DAO planeja comprar a Blockbuster
Fachada da Blockbuster

A história da Blockbuster

Primeiramente é preciso fazer um resumo da história da Blockbuster, não tão famosa para brasileiros. Fundada em 1985, ela tornou-se a maior rede de locadora de filmes e vídeo games do mundo.

Apesar disso, a chegada de serviços de streaming matou este setor, levando a Blockbuster à falência no início dos anos de 2010. O irônico desta história é que o então CEO da Blockbuster teve a oportunidade de comprar a Netflix por 50 milhões de dólares em 2000, porém riu da oferta, hoje ela vale 270 bilhões de dólares.

Por coincidência, ou não, o perfil @Bitcoin no Twitter publicou neste domingo (26) uma foto de uma locadora da Blockbuster, agora fechada e apenas com as marcas do logotipo da falida empresa.

DAO quer comprar locadora falida e transformá-la em serviço de streaming

Devido a sua história de sucesso, presente na vida de muitos cidadãos dos EUA, e de outros países, o nome Blockbuster continua sendo sinônimo de filmes e esta DAO quer aproveitar isso.

A ideia é criar um projeto de DeFilm, ou, em outras palavras, um serviço descentralizado de streaming de filmes, sendo assim administrado de forma autônoma, de forma diferente de empresas tradicionais.

O grupo BlockbusterDAO afirma que precisa levantar 5 milhões de dólares através da venda de NFTs para tentar comprar a marca da Dish Network, atual dona da falida Blockbuster. Hoje o nome está avaliado em U$ 1,8 milhões, porém eles estão prevendo contra-ofertas.

Após isso, a ideia é realizar festivais e também começar a comprar filmes que poderão ser exibidos na própria plataforma, a ser criada, bem como poderão vender seus direitos de exibição para outros concorrentes.

Por fim, embora seja uma ideia ambiciosa, vale lembrar que a ConstitutionDAO arrecadou cerca de 47 milhões de dólares para comprar uma cópia da Constituição dos EUA no mês passado. Embora não tenham ganho o leilão, estes valores e determinação da comunidade parecem ter sido motivacionais para outros projetos, como a própria BlockbusterDAO. leia mais em Livecoins 28/12/2021