A Daten, fabricante brasileira de PCs e notebooks, anunciou um investimento na Columbus, produtora brasileira de viaturas e blindados militares.

O valor e os termos da transação não foram divulgados pela Daten, que falou apenas na compra de uma “participação relevante” que torna a Columbus “parte do grupo Daten”.

Fundada em 1993 por ex-engenheiros da Engesa, a Columbus mantém e moderniza viaturas militares produzidas no Brasil pela Engesa e exportadas para 20 países.

A Engenheiros Especializados S.A. (Engesa) foi criada em 1958 em São Paulo. Nos primeiros anos de atuação, a empresa fabricou equipamentos para a produção e refino de petróleo.

Anos depois, tornou-se o mais importante produtor de equipamentos militares de uso terrestre do país, colocando o Brasil, nos anos 1980, na quinta posição entre os maiores exportadores mundiais de material militar.

Segundo a Daten, o investimento faz parte da estratégia de ampliar a participação da empresa no mercado de defesa e segurança.

“Com o acordo, vamos unir a capacidade de produzir e embarcar tecnologia da Daten aos serviços e projetos da Columbus, levando mais segurança e eficiência operacional para os atores da defesa e segurança”, afirma Augusto Pitanga, diretor da área de Defesa e Segurança da Daten.Daten investe na Columbus

A participação no mercado de defesa vem sendo trabalhada durante este ano. Em agosto, a Daten anunciou o lançamento de sua primeira linha de produtos e serviços focados em missão crítica.

Conforme o portal Defesanet, o novo portfólio de soluções da empresa foi projetado para ser usado em ambientes hostis e situações extremas, atendendo às demandas das Forças Armadas, Forças de Segurança Pública e Setor Privado de Segurança.

“Nossos dispositivos e serviços são especialmente adaptados para atender às demandas dos profissionais do setor para oferecer robustez e resistência, e suportar as condições adversas encontradas em operações diárias”, explica Flávio Costa, Sócio-diretor da DATEN, para o Defesanet.

Um dos primeiros produtos lançados foi o notebook DATEN X14T, que possui as certificações MIL-STD 810H, desenvolvida pelo departamento de defesa dos Estados Unidos e IP65.

O dispositivo passou por testes de temperatura, suportando entre -21 e 60° C; de queda de até 122 cm; de chuva; de umidade; de altitude; de maresia e de vibração a 7,7 gs por eixo, recebendo certificação de alta confiabilidade.

Com 22 anos de atuação, a Daten tem um centro de tecnologia em Ilhéus, na Bahia e possui escritórios comerciais em São Paulo, Salvador e Recife, além de mais de 100 assistências técnicas. A empresa lista 156 funcionários em seu LinkedIn… Leia mais em baguete 16/10/2023