O Grupo DNA Conteúdo, negócio fundado pelo publicitário paulistano Eduardo Mitelman para desenvolver tecnologias para produção e roteiro de vídeos educacionais, comprou uma parte da startup InnerPlay, também de São Paulo.

O foco da aquisição é avançar no uso de inteligência artificial (IA) para o audiovisual, um dos hot topics do momento.

Aberta em 2018, a DNA nadou de braçada no boom de cursos à distância durante a pandemia. Entre os clientes estão mais de 100 grandes empresas interessadas em montar vídeos para treinamentos corporativos, como BRF, Grupo Pão de Açúcar e Faber-Castell.

Para isso, a DNA criou softwares para automatizar boa parte das tarefas da criação de um vídeo, como a geração de legendas, e a edição dos vídeos — tudo feito com poucos cliques por ali.

DNA Conteúdo compra InnerPlay e quer avançar na produção de vídeos com inteligência artificial

 

Como a IA será utilizada

Agora, a tecnologia da DNA ganhará recursos de inteligência artificial elaborados por Pedro Salles Leite, fundador da InnerPlay. Nascido em São Paulo, Leite graduou-se em artes e tecnologia em Los Angeles.

E, próximo a Hollywood, berço mundial do cinema, criou algoritmos para automação da edição de vídeos. Em 2021, criou a InnerPlay, uma desenvolvedora de um software com inteligência artificial para resolver, sozinho, uma porção de tarefas que tomam uma porção de cliques nos computadores de uma ilha de edição, como: Montar legendas para vídeos; Identificar conteúdos frame a frame – e, assim, facilitar a escolha do take que de fato interessa; Equalizar nível e qualidade de áudio

“Quero aposentar o Premiere”, diz Leite, em alusão ao software da Adobe popular na indústria do audiovisual para cortar imagens e sons — e que requer um bocado de conhecimento técnico.

Estamos criando uma plataforma para que qualquer pessoa ou empresa faça vídeos de forma eficiente e ágil, com tecnologia“, diz Mitelman, que foi trainee da agência Young & Rubicam e teve uma experiência como produtor da Conspiração Filmes, onde esteve por trás de programas feitos para os canais Fox, SBT e MTV.

No ano passado, o Grupo DNA movimentou 5,8 milhões de reais em vendas. Este ano, a previsão é chegar a 7 milhões de reais… leia mais em Exame 01/05/2023