A Novo Nordisk vai comprar a Cardior Pharmaceuticals por até 1,03 bilhão de euros (US$ 1,11 bilhão), à medida que a fabricante do Ozempic se esforça para fortalecer seu portfólio de medicamentos para tratar doenças cardiovasculares e expandir para áreas fora de seu principal mercado de diabetes e perda de peso….leia mais em Valor Econômico 25/03/2024

Novo Nordisk adquirirá a Cardior Pharmaceuticals e fortalecerá o pipeline em doenças cardiovasculares

Bagsværd, Dinamarca, e Hannover, Alemanha, 25 de março de 2024 – A Novo Nordisk e a Cardior Pharmaceuticals anunciaram hoje que a Novo Nordisk concordou em adquirir a Cardior por até 1.025 bilhão de euros, incluindo um pagamento antecipado e pagamentos adicionais se certos marcos de desenvolvimento e comerciais forem alcançados.

A Cardior é líder na descoberta e desenvolvimento de terapias que visam o RNA como um meio de prevenir, reparar e reverter doenças do coração. A abordagem terapêutica da empresa visa RNAs não codificantes distintos como uma plataforma para abordar as causas básicas das disfunções cardíacas com o objetivo de alcançar um impacto duradouro no paciente.

O acordo inclui o composto de chumbo CDR132L da Cardior, atualmente em desenvolvimento clínico de fase 2 para o tratamento da insuficiência cardíaca.

A aquisição é um importante passo em frente na estratégia da Novo Nordisk para estabelecer uma presença em doenças cardiovasculares. A Novo Nordisk tem como objetivo construir um portfólio focado e impactante de terapias por meio de inovação interna e externa para atender às necessidades significativas não atendidas que ainda existem na doença cardiovascular, a causa mais comum de morte globalmente.

“Ao receber a Cardior como parte do Novo Nordisk, fortaleceremos nosso pipeline de projetos em doenças cardiovasculares, onde já temos programas em andamento em todas as fases do desenvolvimento clínico”, disse Martin Holst Lange, vice-presidente executivo de Desenvolvimento da Novo Nordisk. “Ficamos impressionados com o trabalho científico realizado pela equipe Cardior, especialmente no CDR132L, que tem um modo de ação distinto e potencial para se tornar uma terapia de primeira classe projetada para interromper ou reverter parcialmente o curso da doença para pessoas que vivem com insuficiência cardíaca.”

O CDR132L foi projetado para interromper e reverter parcialmente a patologia celular, bloqueando seletivamente os níveis anormais da molécula de microRNA miR-132, potencialmente levando a uma melhoria duradoura na função cardíaca.

Em um estudo de fase 1b publicado no European Heart Journal1, o CDR132L foi relatado como seguro e bem tolerado e os resultados sugeriram melhorias funcionais cardíacas em pessoas com insuficiência cardíaca em comparação com o placebo. O CDR132L está sendo investigado atualmente no ensaio de fase 2 HF-REVERT em 280 pessoas com insuficiência cardíaca com fração de ejeção reduzida (HFrEF) que sofreram anteriormente um ataque cardíaco (infarto do miocárdio). O primeiro paciente foi dosado no ensaio HF-REVERT em julho de 2022.

A Novo Nordisk planeja iniciar um segundo estudo de fase 2 que investigará o CDR132L em uma população de insuficiência cardíaca crônica com hipertrofia cardíaca – uma condição que faz com que as paredes do músculo cardíaco se tornem grossas e rígidas, afetando a capacidade do coração de bombear sangue.

“Esta aquisição é um reflexo do potencial transformador do CDR132L como uma terapia modificadora de doenças para a insuficiência cardíaca”, disse Claudia Ulbrich, MD, CEO e cofundadora da Cardior. “A Novo Nordisk é o parceiro ideal com base em sua profunda experiência clínica e comercial combinada com seus recursos para acelerar nosso programa de desenvolvimento em estágio final, inclusive por meio de estudos de registro maiores. Estamos ansiosos para avançar o CDR132L em direção à aprovação do mercado.”

O fechamento da aquisição está sujeito ao recebimento de aprovações regulatórias aplicáveis e outras condições habituais e espera-se que aconteça no segundo trimestre de 2024.

A transação não afetará as perspectivas de lucro operacional previamente comunicadas pela Novo Nordisk para 2024 ou o programa de recompra de ações em andamento. A Novo Nordisk financiará a aquisição de reservas financeiras.

Sobre insuficiência cardíaca
A insuficiência cardíaca é uma condição crônica e progressiva na qual o músculo cardíaco é incapaz de bombear sangue suficiente para atender às necessidades do corpo de sangue e oxigênio. A condição leva a hospitalizações frequentes, e mais da metade das pessoas diagnosticadas com insuficiência cardíaca morrem dentro de cinco anos2. A insuficiência cardíaca afeta mais de 65 milhões de pessoas em todo o mundo e é mais comumente causada por condições cardíacas, como doença cardíaca isquêmica, cardiomiopatia ou pressão alta3. A condição não pode ser curada. As terapias atuais podem retardar, mas não deter a progressão da doença4, e a morbidade e a mortalidade permanecem altas5.

Sobre a abordagem do Cardior
A Cardior trabalha para identificar e neutralizar os mecanismos moleculares da ampla área de insuficiência cardíaca induzida por isquêmica, bem como doenças cardíacas específicas, como cardiomiopatias hipertróficas e dilatadas. O Cardior busca principalmente avançar uma nova classe de oligonucleotídeos antisenso (ASOs) visando os chamados RNAs não codificantes (ncRNAs) que são capazes de atuar em várias vias-chave da doença simultaneamente, desencadeando um efeito terapêutico concertado contra as principais características da doença cardíaca, incluindo hipertrofia cardíaca, fibrose, contratilidade prejudicada e vascularização reduzida. Embora os ncRNAs não sejam traduzidos em proteínas, eles são importantes para a regulação de processos celulares críticos e sua desregulação é uma marca registrada de muitas doenças. Com seu profundo conhecimento em biologia do RNA, a Cardior está desenvolvendo uma abordagem clinicamente orientada para restaurar os níveis e funções normais desses principais atores nos processos patológicos das doenças cardíacas.

Sobre o Novo Nordisk
A Novo Nordisk é uma empresa líder global em saúde, fundada em 1923 e com sede na Dinamarca. Nosso objetivo é impulsionar a mudança para derrotar doenças crônicas graves, construídas sobre nossa herança em diabetes. Fazemos isso pionando avanços científicos, expandindo o acesso aos nossos medicamentos e trabalhando para prevenir e, finalmente, curar doenças. A Novo Nordisk emprega cerca de 63.400 pessoas em 80 países e comercializa seus produtos em cerca de 170 países. Para mais informações, visite novonordisk.com, Facebook, Instagram, X, LinkedIn e YouTube.

Sobre Cardior
A Cardior Pharmaceuticals é uma empresa biofarmacêutica líder em estágio clínico pioneira na descoberta e desenvolvimento de terapêuticas à base de RNA projetadas para prevenir, reparar e reverter doenças do coração. A abordagem terapêutica da Cardior usa RNAs não codificantes distintos como uma plataforma inovadora para abordar as causas profundas das disfunções cardíacas. A empresa aspira a trazer terapêuticas e diagnósticos transformadores aos pacientes e, assim, causar um impacto duradouro no tratamento de doenças cardíacas em todo o mundo… Leia mais em globenewswire 25/03/2024