O bilionário sul-africano Patrick Soon-Shiong anunciou na segunda-feira (10) a venda do jornal The San Diego Union-Tribune para o MediaNews Group, que possui centenas de jornais nos Estados Unidos. A família Soon-Shiong continua à frente do Los Angeles Times. O valor do negócio não foi divulgado.

O Union-Tribune, que cobre a segunda maior cidade da Califórnia, agora pertencerá à mesma rede cuja empresa-mãe é a Alden Global Capital, um fundo de hedge de Nova York que tem comprado jornais em todo o país e enfrenta críticas por cortar orçamentos e empregos.

Ao anunciar sua compra, o MediaNews Group informou que fará redução no quadro de 220 funcionários. “Esta aquisição valiosa permite que o MediaNews Group avance sua administração na Califórnia como o maior provedor de notícias e informações em todo o Estado, enquanto continuamos nosso compromisso de garantir que os jornais permaneçam viáveis ​​no futuro”, disse, em comunicado, a vice-presidente executiva da empresa, Sharon Ryan.

Dono do Los Angeles Times vende jornal San Diego Union-Tribune

No mês passado, o Los Angeles Times anunciou o corte de 74 empregos, 13% de suas posições na redação, para lidar com dificuldades financeiras. Soon-Shiong e sua família gastaram US$ 500 milhões em junho de 2018 para comprar o The Times e o Union-Tribune, da Tribune Publishing, com sede em Chicago, após uma década de turbulência e cortes dramáticos no The Times…. leia mais em Valor Econômico 10/07/2023