A ElevenLabs, startup norte-americana de pesquisa de tecnologia de voz, arrecadou uma rodada de Série B de US$ 80 milhões co-liderada por Andreessen Horowitz, Nat Friedman, Daniel Gross e com a presença de Sequoia Capital, SV Angel, Smash Capital, BroadLight Capital e Credo Ventures. Com o investimento, a startup recebe o status de unicórnio.

Desde seu lançamento público em 2022, a ElevenLabs permite que os usuários criem e projetem vozes de IA em uma vasta faixa de idiomas e sotaques. Já foram feitos mais de 100 anos de áudio e a startup cresceu de 5 para 40 funcionários.

A tecnologia da ElevenLabs pode ser adotada em inúmeras verticais. Ela capacitou os criadores a aprimorar a experiência do público com narrações e dublagem de IA, ampliou o acesso à educação e forneceu soluções em publicação de audiolivros, entretenimento e uso pessoal, incluindo a melhoria da acessibilidade.

ElevenLabs startup de pesquisa de voz por IA recebe US$ 80 milhões

Avanços da ElevenLabs

Ao longo de 2023, a ElevenLabs também expandiu sua presença em vários setores, incluindo publicações, jogos, mídia e verticais de conversação, além de criar parcerias B2B com empresas de mídia.

Com este investimento da Série B, a ElevenLabs pretende cimentar sua posição como líder global em pesquisa de IA de voz e implantação de produtos. O capital será colocado no avanço da pesquisa, expansão da infraestrutura, desenvolvimento de novos produtos para verticais específicas e aprimoramento de medidas de segurança para garantir o desenvolvimento responsável e ético da tecnologia de IA.

“A dedicação da nossa equipe já causou um impacto duradouro na IA de voz. Este novo financiamento nos permite enfrentar desafios ainda maiores e nos concentrar em manter nossa vantagem competitiva em pesquisa e desenvolvimento de produtos”, afirma Piotr Dąbkowski, CTO da ElevenLabs.

O cofundador Mati Staniszewski conclui dizendo que “a ambição da startup permanece sendo transformar a forma como interagimos com o conteúdo, quebrando as barreiras de linguagem e comunicação. Estamos construindo tecnologia de ponta para tornar o conteúdo acessível em todos os idiomas – e vozes – para permitir que todos se conectem com informações e histórias que importam.”… leia mais em Startupi 22/01/2024