Eli Lilly and Company (NYSE: LLY) e Versanis Bio anunciaram hoje um acordo definitivo para a Lilly adquirir a Versanis, uma empresa biofarmacêutica privada em estágio clínico focada no desenvolvimento de novos medicamentos para o tratamento de doenças cardiometabólicas.Lilly adquirir a Versanis

O ativo da Versanis é o bimagrumab, um anticorpo monoclonal que se liga aos receptores A e B da activina tipo II para bloquear a sinalização de activina e miostatina. O bimagrumabe está atualmente sendo avaliado no estudo BELIEVE Fase 2b sozinho e em combinação com semaglutido em adultos com sobrepeso ou obesos. A combinação de incretinas com bimagrumab tem o potencial de reduzir ainda mais a massa gorda, preservando a massa muscular e pode levar a melhores resultados para pessoas que vivem com obesidade e complicações relacionadas à obesidade.

“Lilly está comprometida em investigar potenciais novos medicamentos para combater doenças cardiometabólicas, incluindo a obesidade, uma doença crônica que afeta mais de 100 milhões de americanos”, disse Ruth Gimeno, Ph.D., vice-presidente do grupo, diabetes, obesidade e pesquisa cardiometabólica da Lilly. “Ao unificar o conhecimento e a experiência em biologia da incretina na Lilly com a profunda compreensão da biologia da activina na Versanis, pretendemos aproveitar os benefícios potenciais de tais combinações para os pacientes.”

Mark Pruzanski, M.D., presidente e CEO da Versanis, acrescentou: “Foi um privilégio para nossa equipe avançar com o bimagrumab para lidar com uma das maiores crises de saúde do nosso tempo. Como líder global que desenvolve medicamentos que mudam a vida, a Lilly está idealmente posicionada para perceber o potencial do bimagrumab em combinação com suas terapias com incretina para beneficiar pessoas que vivem com doenças cardiometabólicos.”

Sob os termos do acordo, os acionistas da Versanis poderiam receber até US$ 1.925 bilhão em dinheiro, incluindo um pagamento antecipado e pagamentos subsequentes após a realização de certos marcos de desenvolvimento e vendas. A transação está sujeita às condições habituais de fechamento. A Lilly determinará o tratamento contábil desta transação como uma combinação de negócios ou uma aquisição de ativos, incluindo quaisquer encargos relacionados de pesquisa e desenvolvimento adquiridos em processo, de acordo com os Princípios Contábeis Geralmente Aceitos (GAAP) no fechamento. Esta transação será refletida posteriormente nos resultados financeiros e na orientação financeira da Lilly.

Para Lilly, a Kirkland & Ellis LLP está atuando como consultora jurídica. Para Versanis, a Goodwin Procter LLP está atuando como consultora jurídica, a Cooley LLP está aconselhando sobre questões de patentes e a J.P. A Morgan and Company está atuando como consultora financeira.

A Versanis é uma empresa biofarmacêutica privada em estágio clínico que traz tratamentos transformacionais para pessoas que vivem com doença cardiometabólica. O principal ativo da empresa, o bimagrumab, está sendo avançado no estudo BELIEVE Fase 2b como um novo tratamento para ajudar os adultos a alcançar e manter a perda de gordura e uma composição corporal saudável, com indicações adicionais a serem seguidas. A Versanis foi fundada em 2021 pela Aditum Bio…Leia mais em lilly 145/07/2023