Uma empresa da Rússia vai comprar a fábrica russa da Hyundai em São Petersburgo, informaram nesta segunda-feira (25) as agências TASS e RIA, citando o ministro do Comércio russo, Denis Manturov. Ele não divulgou o nome da empresa compradora, mas informou que a montadora sul-coreana terá a opção de recomprar a fábrica num prazo de dois anos.

No dia 15 deste mês, sites de notícias especializados em mercado automobilístico informaram que a montadora Hyundai estava vendendo sua fábrica na Rússia e uma das conversas era com o grupo AGR Automotive Group, conhecido como Volkswagen Group Russia. O motivo da venda seria a continuidade da guerra na Ucrânia.

Empresa da Rússia vai comprar fábrica russa da Hyundai
Unsplash

A fábrica de São Petersburgo estava parada desde março de 2022. Em 2021, a fábrica produziu 234 mil veículos, sendo 25,5 mil para exportações.

Com a venda, a Hyundai se junta a outras montadoras que deixaram as operações na Rússia após a invasão russa à Ucrânia. No começo deste ano, as montadoras Volkswagen e Toyota passaram o controle de suas fábricas na Rússia para empresas locais. Ainda em 2022, a Ford deixou a Rússia… leia mais em Valor Econômico 25/09/2023