[playht_player width=”100%” height=”90px” voice=”pt-BR_IsabelaV3Voice”]

A Nexa, empresa do grupo Votorantim que atua nos segmentos de mineração e metalurgia, recebeu aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para adquirir a totalidade do capital social da MLT Trading e Comercializadora de Energia, empresa inoperante, mas que possui licenças para operar no mercado atacadista de energia elétrica.

Com 99% de participação na comercializadora está João Alberto Bertin Sanches, que é detentor de 54,36% das ações da empresa Trinity Energias Renováveis – com atuação nos mercados de comercialização de energia; geração distribuída solar e prestação de serviço para empresas no mercado livre de energia.

O valor da operação não foi divulgado, mas segundo parecer do Cade, as empresas explicaram que, para a Nexa, a compra representa uma boa oportunidade de negócio, enquanto os vendedores, destacam que ela é compatível com o seu plano de canalizar esforços e recursos na área de geração de energia.

Empresa da Votorantim compra comercializadora atacadista
Freepik

Apesar da aprovação do Cade, a operação está sujeita à aprovação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

Expansão da Cemig em geração distribuída solar

Outra operação aprovada, sem restrições, pelo Cade foi a aquisição, pela Cemig Sim, da integralidade da Sol de Jequitibá SPE, atualmente controlada pela Genesys e por Antonio Carlos Torres, e voltada para a geração distribuída de energia elétrica a partir da matriz solar.

A SPE adquirida pela Cemig SIM possui duas usinas fotovoltaicas no estado de Minas Gerais, cada uma com 2,5 MW…. leia mais em Megawhat 11/12/2023