A Zeitview, empresa anteriormente conhecida como DroneBase, anunciou hoje que levantou US$ 55 milhões para desenvolver ainda mais sua tecnologia de captura de dados aéreos e terrestres. Liderada pela Valor Equity Partners com a participação da Union Square Ventures, Upfront Ventures, Euclidean Capital, Energy Transition Ventures e Hearst Ventures, a tranche – que eleva o baú de guerra da Zeitview para US$ 114 milhões – será aplicada na expansão do produto, aquisição de clientes e esforços contínuos de recrutamento , disse o CEO Dan Burton em entrevista ao TechCrunch.

A Zeitview foi fundada em 2014 com o objetivo de trazer um novo recurso para as empresas: o céu. Apaixonado por drones e outras tecnologias de ponta, Burton diz que viu uma oportunidade de usar robótica aérea e sensores para capturar dados sobre como os ativos – por exemplo, painéis solares e turbinas – mudam com o tempo.

Depois de servir nas forças armadas, Burton fez um curto período na Goldman Sachs e deu o salto em 2014 para lançar o Zeitview. Ele afirma ter voado pessoalmente nas primeiras 100 ou mais missões de drones da empresa.

Empresa de imagens de drones DroneBase muda de marca para Zeitview

“Eu estava convencido de que a robótica poderia permitir inspeções avançadas mais seguras, rápidas, precisas e acessíveis do que as inspeções analógicas tradicionais”, disse Burton por e-mail. “Para clientes globais em energia e infraestrutura, o Zeitview oferece software de inspeção avançada que melhora o desempenho e a longevidade dos ativos enquanto reduz o custo operacional.”

Não verifiquei a matemática de Burton – as soluções de Zeitview podem não na verdade pode ser mais barato do que as inspeções manuais, dependendo do grau de envolvimento das inspeções em questão. Mas é justo dizer que é mais sofisticado tecnologicamente.

Usando drones, o Zeitview captura dados – incluindo imagens e leituras térmicas – em infraestrutura como turbinas eólicas e painéis solares e executa esses dados por meio de algoritmos de IA. Os algoritmos rastreiam anomalias, como pás de turbina danificadas, e as classificam, alertando os clientes sobre problemas à medida que surgem.

O Zeitview lida não apenas com proprietários de ativos, mas também com investidores, empresas de serviços públicos e formuladores de políticas, para quem vende imagens de inspeção e insights baseados em aprendizado de máquina. Por exemplo, o Zeitview examina usinas solares de grande escala e as classifica em uma escala de um a três, onde cada letra representa um aspecto da condição dos locais; as classificações são agrupadas em um serviço de relatórios premium… leia mais em Teg6 07/02/2023