Empresa de Warren Buffett compra participação de US$ 4 bi na gigante de chips TSMC

As ações da Taiwan Semiconductor Manufacturing Company subiram nesta terça-feira (15) depois que a Berkshire Hathaway, de Warren Buffett, divulgou que comprou uma participação de US$ 4,1 bilhões em uma das maiores fabricantes de chips do mundo.

Em um comunicado à Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos na segunda-feira, a Berkshire Hathaway (BRKA) disse que adquiriu cerca de 60 milhões de ações depositárias americanas da TSMC (TSM) nos três meses encerrados em setembro.

As ações da TSMC subiram mais de 8% em Taiwan nesta terça-feira.

“A TSMC dá as boas-vindas a todos os investidores com propensão a comprar e manter as ações da companhia”, disse um porta-voz da fabricante de chips.

A TSMC responde por cerca de 90% dos chips de computador superavançados do mundo, fornecendo gigantes da tecnologia, incluindo Apple (AAPL) e Qualcomm (QCOM).

A compra de uma participação na gigante de chips taiwanesa pela Berkshire ocorre no momento em que as tensões entre a China e a ilha democrática autogovernada estão aumentando.

Taiwan tem enfrentado crescente agressão militar de Pequim nos últimos meses, e isso destacou o papel crítico que desempenha na indústria global de fabricação de chips.

Chips semicondutores superavançados – como os produzidos pela TSMC – são difíceis de fabricar devido ao alto custo de desenvolvimento e ao nível de conhecimento necessário, o que significa que grande parte da produção está concentrada em apenas alguns fornecedores.

A empresa – amplamente apelidada em Taiwan como sua “montanha sagrada” – é tão importante para a ilha que seus funcionários podem solicitar isenção do treinamento de reservista militar, disse o Ministério da Defesa.

As tensões entre Washington e Pequim também têm aumentado ultimamente devido aos chips, com o presidente Joe Biden impondo um amplo conjunto de controles sobre a venda de chips avançados e equipamentos de fabricação de chips para empresas chinesas.

Especialistas temem que esses controles possam levar a corrida armamentista tecnológica entre os Estados Unidos e a China para um nível totalmente novo.

A Berkshire também possui grandes participações na Apple, Bank of America, Coca-Cola, Chevron e American Express… saiba mais em Jornal Floripa 15/11/2022

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.