O fundador e CEO da Capstone Strategic, David Braun, em entrevista recente a Healthcare Business Today compartilha algumas informações sobre a estratégia de crescimento para empresas de saúde que consideram fusões e aquisições.

M&A em Saúde

Em relação a fusões e aquisições, o setor de saúde foi um dos mais ativos em 2021.

É provável que a taxa de fusões e aquisições de saúde estabeleça um recorde em 2021, com o número total potencial de negócios superando 3.000. No geral, a média mensal deste ano foi de 243 ofertas, em comparação com as 161 do ano passado. De acordo com David Braun, fundador e CEO da Capstone Strategic, uma empresa líder em consultoria estratégica de fusões e aquisições, as razões para a robusta atividade de fusões e aquisições após acordos menores em 2020, são muitas, incluindo a implantação de injeções de reforço da vacina contra a COVID-19. Tendo facilitado com sucesso mais de US$ 1 bilhão em transações de clientes em mais de 30 países em mais de 100 setores, conversamos com David Braun para obter suas principais dicas sobre o que as empresas de saúde devem considerar ao avaliar uma estratégia de crescimento de fusões e aquisições.

1. Qual é o primeiro passo que as empresas de saúde precisam dar antes de prosseguirem em uma aquisição?

Toda organização precisa avaliar honestamente suas principais competências, cultura de negócios e capacidade de compartilhar tolerância ao risco para uma possível aquisição. Isso ocorre porque realmente adquirir outra empresa significa tomar tudo sob seu guarda-chuva ou misturá-lo com suas operações existentes. Você não só adquirirá seus pontos fortes, mas também suas fraquezas, que podem incluir redundâncias.

2. Por que você está fazendo isso?

As empresas que respondem a essa pergunta com uma cesta cheia de razões falharão porque, quando se trata de aquisições – ter uma razão singular fornece um propósito focado com ROI identificado, enquanto muitas razões têm o potencial de criar caos e conflitos entre a liderança. Ter uma razão distinta, que pode ser facilmente articulada e levar todos ao mesmo momento “aha”, será fortalecedor e impulsionará uma tomada de decisão clara. Quando as empresas cometem o erro de tentar usar a oportunidade de aquisição para atender a várias necessidades, isso pode justificar quase qualquer meta. E a ideia de que o M&A tem possibilidades ilimitadas quase sempre deixará o negócio fora de controle.

3. Você está pronto?

Não basta ter adesão no nível C e uma mentalidade para levar sua empresa ao próximo nível. Estar pronto significa ter a largura de banda para fazer o trabalho duro necessário para avaliar uma aquisição para ver se é o ajuste certo. Seguir seu instinto só pode levá-lo até agora no caminho para um fusões e aquisições bem-sucedidos, e é por isso que todos devem estar abertos a saber o que não sabem. Pode parecer óbvio que um fabricante de dispositivos médicos adquira software compatível, mas nem sempre será esse o caso. A visão pode ser o caminho certo, mas cruzar a linha de chegada requer preparação e colaboração. Sua equipe deve reconhecer que pode precisar trabalhar com vários especialistas. Isso será necessário para reunir uma compreensão de todos os aspectos da empresa que eles desejam adquirir, desde a conformidade até a cadeia de suprimentos, a distribuição, o licenciamento, patentes e logística, e muito mais para determinar se é a estratégia e o ajuste certos.

4. Alguma outra dica para executivos de negócios de saúde considerando um fusões e aquisições?

Executivos de saúde e equipes de empresas médicas não devem deixar que sua empolgação os sobrecarregue. Quando todo o trabalho preliminar tiver sido feito e eles estiverem prontos para entrar em contato – as maneiras desempenharão um papel importante! Se o vendedor listou oficialmente seus negócios ou apenas contou a alguns informantes sobre seu interesse em oferecer entretenimento, estabelecer confiança através de reuniões presenciais antecipadas será importante.

Comunique por que você identificou este M&A como um ganha-ganha e seus planos para trazê-los sucesso ao longo do caminho. Se o planejamento de integração começar, não pegue atalhos.

Pesquisas relevantes e um processo estruturado são um sinal de respeito tanto para com suas partes interessadas quanto com as deles. Em última análise, avaliar o valor de um acordo de saúde de fusões e aquisições de ambos os lados será parte igual de arte e ciência! … Leia mais em healthcarebusinesstoday 26/12/2021