Uma listagem multibilionária da marca de fast fashion Shein pode se tornar o maior IPO (sigla em inglês para oferta pública inicial de ações) de todos os tempos em Londres, embora os analistas estejam receosos de que o plano possa nunca se concretizar.

A empresa, fundada na China e popular entre os jovens compradores de todo o mundo, está se candidatanto à listagem em Nova York, mas enfrenta obstáculos políticos e regulamentares nos EUA, bem como o escrutínio das autoridades chinesas. A SEC, a comissão de valores mobiliários americana, foi instada a bloquear a listagem por políticos americanos como Marco Rubio, em parte devido a acusações de que algodão proveniente de trabalho forçado na região de Xinjiang foi utilizado nas roupas de Shein.

Em meio à incerteza, o ministro das Finanças do Reino Unido, Jeremy Hunt, já manteve conversações com o presidente executivo da Shein, Donald Tang, que manifestou interesse em uma listagem em Londres, de acordo com uma pessoa familiarizada com a situação.

Eventual IPO da Shein seria o maior de todos os tempos em Londres

O mercado de Londres foi abalado pela saída de várias empresas cotadas e pela falta de novas ações e a Shein proporcionaria um grande impulso. A marca de moda, agora sediada em Cingapura, apresentou um pedido de oferta pública inicial em Nova York no ano passado e as negociações privadas avaliaram posteriormente a empresa em cerca de US$ 50 bilhões. leia mais em Valor Econômico 27/02/2024