O Laboratório Cristália, das famílias Pacheco e Stevanatto e cujo foco está na fabricação de anestésicos, está finalizando uma aquisição que viabilizará sua entrada no segmento de contraceptivos, apurou a coluna.

A fabricante brasileira está fechando a compra dos medicamentos Diva e Diva 20, anticoncepcionais da Exeltis, braço do grupo espanhol Insud e que opera no Brasil há cerca de uma década. Os contraceptivos orais têm como princípios ativos a drospirenona e o etinilestradiol.

A Exeltis, que estimava faturamento de R$ 200 milhões no Brasil no ano passado, concentra suas operações por aqui em saúde para mulher. Com a venda dos medicamentos da linha Diva, a Exeltis vai abrir mão de um contraceptivo com estrogênio no momento em que ganha mercado com uma alternativa mais moderna sem o hormônio, o Slinda, lançado no país em 2021.

Já a Cristália, cujo faturamento mais recente divulgado foi de R$ 4 bilhões, em 2021, está tentando diversificar o portfólio uma vez que o segmento de anestésicos é exessivamente dependente dos humores do .. leia mais em O Globo 12/06/2024