A Vórtx, fintech de infraestrutura para o mercado financeiro, fez um investimento estratégico na Investtools, empresa que desenvolve soluções tecnológicas para o mercado financeiro. Atualmente, a Investtools atende mais de 40 gestoras, somando R$ 122 Bilhões de AUM sob gestão. Com a parceria, a fintech pode chegar a deter até 25% da participação e uma cadeira no conselho de administração na Investtools. Juntas, as companhias pretendem transformar o mercado com tecnologia e buscar a consolidação no mercado de fundos de líquidos e estruturados, que, no Brasil conta com mais de R$ 8 trilhões de patrimônio sob custódia, segundo dados da ANBIMA. Os valores do investimento não foram divulgados.InvesttoolsA parceria vai impulsionar as participações da Investtools no mercado de estruturados e a da Vórtx no mercado de líquidos. O CEO da Investtools, David Gibbin, comemora a parceria com a Vórtx e aposta que ambas as empresas, além do próprio mercado, se beneficiarão do intercâmbio de expertises, de parcerias na criação de novos produtos e do aprimoramento tecnológico dos serviços prestados:

“É um alinhamento que tem o enorme potencial de trazer mais inovação ao mercado financeiro, área em que sempre atuamos com excelência. Para a Investtools, abre as portas para o mercado de fundos estruturados. Para a Vórtx, facilita o caminho nos fundos líquidos. Essa integração inaugura, ainda, um novo modelo de negócio, em que oferecemos nossos produtos dentro do Vórtx One, tornando a experiência mais fluida e simples para os clientes.”

Leia também demais posts relacionados a Vórtx no Portal Fusões & Aquisições.

A aquisição marca o quarto investimento da Vórtx nos últimos três anos, sendo o terceiro em empresas de tecnologia, além de dar continuidade ao projeto anunciado na captação da empresa, em março. A Investtools também é especialista na tecnologia blockchain, com uma experiência somada à da Vórtx, que recentemente investiu também na Parfin.

Para Juliano Cornacchia, CEO e cofundador da Vórtx, este é mais um passo na dinâmica de trazer tecnologia para evoluir em soluções cada vez mais integradas.

“Com esse investimento a Vórtx une, mais uma vez, os serviços de backoffice e as features necessárias para operação em um único lugar, gerando uma integração nativa das duas atividades, evitando que os clientes precisem contratar essas duas coisas em lugares distintos. Com o aporte na Investtools, esse já é a terceiro investimento da Vórtx nesse sentido, em 2019 a Vórtx adquiriu a Vorasys, antiga BCINf, integrando funcionalidades de enquadramento, precificação e risco na plataforma e, no começo desse ano, fez um

investimento na Parfin, para integrar funcionalidades que viabilizam o investimento em criptoativos pelos seus fundos ou carteiras administradas”, comenta Cornacchia.

Modelo será similar ao da AWS

A parceria impulsiona o DNA de inovação de duas empresas que apresentam novas formas de pensar nos bastidores do mercado de capitais. O investimento inaugura um novo ecossistema integrado, em um modelo de negócio semelhante ao Amazon Web Service (AWS) para o mercado de capitais, em que todos os serviços necessários à operação são oferecidos em um só ambiente…. Leia mais em startupi 23/04/2021