A Firefly Aerospace adquiriu a provedora de serviços de lançamento e transporte espacial Spaceflight Inc., em uma tentativa de expandir suas capacidades em órbita para os clientes.

A Firefly não divulgou os termos do acordo, mas um porta-voz da empresa confirmou que a transação foi fechada. O porta-voz acrescentou que toda a equipe da Spaceflight, incluindo o CEO Tiphane Louradour, será absorvida pela Firefly e que a empresa “avaliará talentos, funções e responsabilidades nos próximos meses”.

Os veículos orbitais comprovados em voo, as instalações e a experiência em gerenciamento de missão da Spaceflight apoiarão o rápido crescimento da Firefly, fornecerão um roteiro robusto para investidores e atenderão à alta demanda por nossos serviços espaciais responsivos e em órbita”, Bill Weber, CEO da Firefly Aerospace , disse em comunicado. “A aquisição acelera ainda mais o cronograma da Firefly para apoiar missões de ponta a ponta com serviços de lançamento, lunar e espacial.”

Firefly compra Spaceflight Inc. para impulsionar serviços em órbita

A Firefly, com sede em Cedar Park, Texas, está no ramo de foguetes e espaçonaves. A empresa desenvolveu um pequeno lançador chamado Alpha, que voou duas vezes, e está desenvolvendo um veículo de médio porte com a Northrop Grumman que poderá voar já em 2025. A empresa também está desenvolvendo um conjunto de espaçonaves, incluindo um módulo lunar chamado Blue Ghost e dois ônibus “Space Utility Vehicles” para mobilidade no espaço e hospedagem de carga útil.

A Firefly absorverá a tecnologia da Spaceflight Inc., incluindo sua família de veículos de transferência orbital chamada Sherpas, bem como seus serviços de licenciamento e gerenciamento de missão. Ser capaz de oferecer esses serviços pode ajudar a Firefly a se destacar para clientes em potencial, especialmente à medida que mais e mais empresas de foguetes fazem ofertas por seus negócios.

Com o fechamento do negócio, a Firefly disse que honraria os contratos de clientes existentes da Spaceflight com outros veículos de lançamento. No entanto, uma vez cumpridas essas obrigações, os serviços da Spaceflight serão utilizados exclusivamente com foguetes Firefly.

A Firefly também planeja usar as instalações da Spaceflight em Bellevue, Washington, para fabricar seus veículos orbitais. De acordo com um comunicado de imprensa da Spaceflight do ano passado, a empresa mantém um espaço de 39.000 pés quadrados em Bellevue, incluindo 25.000 pés quadrados de escritórios e um armazém de 14.000 pés quadrados mais sala limpa.

A notícia chega quando a Firefly está se preparando para realizar o terceiro e o quarto lançamento de seu foguete Alpha. O terceiro lançamento, chamado Victus Nox, desafiará a Firefly a lançar seu foguete com apenas 24 horas de antecedência para a Força Espacial dos EUA. Uma missão subsequente para a NASA está marcada para agosto… leia mais em Teg6 08/09/2023