Confirmando rumores que rodam há meses, a Ford anunciou que estava se separando em “dois negócios automobilísticos distintos, mas estrategicamente interdependentes” chamados Ford Blue e Ford Model E. Enquanto o Ford Blue gerenciará todos os veículos com motor de combustão interna, o Ford Model E representa sua investida em veículos elétricos, com produtos como o Mustang Mach- E e Ford F-150 Lightning.

Os executivos da empresa descreveram a divisão como “como vamos vencer como empresa”, enquanto executam os planos da Ford para seu impulso de EV que foram originalmente revelados em maio passado. A montadora decidiu não tentar desmembrar a nova unidade somente para veículos elétricos como uma empresa de aquisições especiais (SPAC).

Leia também demais posts relacionados ao Setor Automobilístico no Portal Fusões & Aquisições.

Ford está dividindo seus negócios

O ex-executivo da Tesla e da Apple, Doug Field, será o diretor de sistemas digitais e EV da Ford Model E. Ele foi contratado pela Ford no outono passado depois de deixar a Tesla em 2018 e trabalhar no veículo elétrico autônomo Project Titan da Apple por vários anos. Ele é responsável pela criação de produtos na Ford Model E, bem como software e sistemas embarcados em ambas as unidades.

Além do desenvolvimento de produtos, a nova estrutura abordará outro problema com muitos EVs de vaporware – na verdade, vendê-los aos clientes. A unidade Model E “liderará a criação de uma nova e excitante experiência de compra, compra e propriedade para seus futuros clientes de veículos elétricos, que inclui plataformas de comércio eletrônico simples e intuitivas, preços transparentes e suporte personalizado ao cliente dos embaixadores da Ford”.

O presidente e CEO da Ford, Jim Farley, também atuará como presidente da unidade Model E, enquanto Kumar Galhotra, presidente da Ford, Américas & International Markets Group, será o presidente da Ford Blue… leia mais em Teg6 02/03/2022