O Aeroporto Internacional Salgado Filho passa, a partir de hoje, para a administração da Fraport, que assume as operações em decorrência do processo de concessões do governo federal. A empresa alemã fará uma série de investimentos, estimados em R$ 600 milhões até 2021, e que devem ser intensificados em 2018.

A Fraport administra 30 aeroportos em todo o mundo. No Brasil, além de Porto Alegre, também venceu a concessão em Fortaleza. A outorga pelo aeroporto gaúcho foi de R$ 382 milhões, com concessão por 25 anos, prorrogáveis por mais cinco.

No programa de investimentos obrigatórios estão a expansão do terminal para 36 mil metros quadrados, extensão da pista por pelo menos 920 metros, implementação de novos sistemas automáticos de gerenciamento de bagagens e de controle de segurança e 14 pontes de embarque de aeronaves e respectivos pátios.

Também estão previstas outras melhorias, como sinalização de terminais, iluminação externa para os acessos de rodovias, estacionamentos, terminais de carga e de passageiros, e outras áreas, entre outras. – Leia mais em JornaldoComércio 02/01/2018