A Freenome, uma empresa de biotecnologia que desenvolve exames de sangue para detecção precoce do câncer, anunciou o acréscimo de US$ 254 milhões de investidores novos e existentes. O financiamento permite que a Freenome avance no pipeline de testes de detecção precoce de câncer único e de câncer múltiplo personalizados, construídos em sua plataforma multiômica.

A Roche liderou o financiamento, acompanhada pelo a16z Life Sciences Growth Fund, BrightEdge Ventures da American Cancer Society, ARK Investments, ArrowMark Partners, Artis Ventures, Bain Capital Life Sciences, Cormorant Capital, DCVC, Eventide Asset Management LLC, Intermountain Ventures, Perceptive Advisors, Polaris Partners, Pura Vida Investments, Quest Diagnostics (NYSE: DGX), RA Capital Management, Sands Capital, Section 32, Squarepoint Capital, com fundos e contas assessorados por T. Rowe Price Associates, Inc., e outros.

“Somos gratos pelo apoio e confiança de nossos investidores. Juntos, partilhamos o compromisso de responder à necessidade premente de melhores soluções de rastreio do cancro, à medida que nos esforçamos para tornar a deteção precoce do cancro mais conveniente, acessível e acionável para todos”, disse Mike Nolan, CEO da Freenome. “Com este financiamento, estamos bem posicionados para concretizar todo o potencial da nossa plataforma na entrega de testes para detecção precoce do cancro.”

Freenome levanta US$ 254 milhões

“Estamos entusiasmados com a jornada da Freenome nos últimos anos e esperamos expandir nossa colaboração. Permitir um acesso mais amplo ao rastreio precoce do cancro significa ajudar os pacientes a receber informações oportunas que podem levar a melhores resultados. Os inovadores exames baseados em sangue e os insights baseados em dados da Freenome oferecem um potencial incrível para transformar os cuidados de saúde personalizados”, acrescenta Matt Sause, CEO da Roche Diagnostics.

Muitas vidas são perdidas devido ao cancro, em parte porque a doença é frequentemente detectada tardiamente. A Freenome está a aproveitar a sua plataforma multiómica, que utiliza biologia computacional, aprendizagem automática e outras tecnologias para desenvolver ferramentas de rastreio para detetar o cancro nas suas fases iniciais e mais tratáveis. A plataforma também está sendo avaliada juntamente com os parceiros biofarmacêuticos e de diagnóstico da Freenome para detectar de forma não invasiva doença residual mínima (DRM), aumentada com insights biológicos derivados da plataforma multiômica.

“Estamos ansiosos para colaborar com a Freenome para desenvolver o potencial de sua inovadora tecnologia multiômica para rastreamento de vários tipos de câncer, com base em nossas outras iniciativas para promover inovações em biópsia líquida no rastreamento de câncer e testes de doenças residuais mínimas”, disse Mark A. Gardner, sênior vice-presidente de genômica molecular e oncologia da Quest Diagnostics.

Os programas iniciais da Freenome concentram-se em cânceres mortais e acionáveis ​​– colorretal e de pulmão, com uma série de testes de câncer único e multicâncer em desenvolvimento. A empresa possui dois estudos cadastrais em andamento:

PREEMPT CRC : Um estudo clínico prospectivo com mais de 40.000 participantes com dados longitudinais abrangentes do mundo real (RWD) avaliando o teste de triagem baseado no sangue da Freenome entre adultos com risco médio de câncer colorretal (CRC).
PROACT LUNG : Um estudo clínico observacional prospectivo envolvendo até 20.000 participantes. O estudo tem como objetivo validar o teste de triagem pulmonar do Freenome em fumantes atuais e ex-fumantes com 50 anos ou mais que são elegíveis para triagem com LDCT.

A Freenome também está desenvolvendo testes para rastrear outros tipos de câncer como parte de seus programas de pesquisa multicancerígena, incluindo o Estudo Vallania e outros. Combinados, os estudos multicâncer envolverão >10.000 participantes com RWD pareado.

O Estudo Vallania : Um programa de pesquisa multicêntrico e multicâncer com mais de 6.200 participantes inscritos, incluindo participantes de controle com correspondência de risco para refletir as populações de uso pretendido. O estudo irá comparar amostras de sangue de indivíduos com e sem câncer para compreender os padrões associados ao câncer de pulmão e outros cânceres prioritários.

Sobre o Freenome

O Freenome está quebrando barreiras para a detecção precoce do câncer com um conjunto de exames de sangue construídos em sua plataforma multiômica. A empresa reconhece que nenhuma tecnologia pode identificar todos os tipos de cancro devido à heterogeneidade inerente à doença. A abordagem multimodal do Freenome combina biologia molecular e ensaios com biologia computacional, aprendizado de máquina e vários tipos de dados para sintonizar os sinais mais sutis do câncer, mesmo nos estágios iniciais da doença.

Com a conveniência de uma coleta de sangue padrão, o Freenome visa capacitar todos para que tenham acesso aos exames de câncer recomendados. A empresa está fazendo parceria com organizações de saúde e tomadores de decisão em saúde da população para integrar sua tecnologia e plataforma de software, tornando a detecção do câncer mais fácil e acessível. A Freenome está sediada em South San Francisco, Califórnia… leia mais em Freenome 15/02/2024