A Full-Life Technologies assinou um acordo para a aquisição da Focus-X Therapeutics, com sede nos Estados Unidos, para expandir sua linha de produtos radiofarmacêuticos com foco em peptídeos.

A Focus-X trabalha no desenvolvimento de radiofármacos direcionados com base na tecnologia de engenharia de peptídeos para o tratamento do câncer.

Essa aquisição reforçará o pipeline da Full-Life, oferecerá uma segunda plataforma de descoberta baseada em peptídeos e utilizará as plataformas de fabricação e logística de tecnologia de rádio do Focus-X para levar os compostos às clínicas.

De acordo com o acordo, os acionistas da Focus-X têm direito a receber um pagamento adiantado, desenvolvimento potencial e marcos regulatórios e baseados em vendas de até US$ 245 milhões, além de royalties sobre quaisquer vendas comerciais.

Além disso, a Full-Life fará pagamentos de royalties à Focus-X em quaisquer vendas comerciais.

A compra acelerará a transformação da Full-Life em uma empresa radiofarmacêutica de estágio clínico, usando sua plataforma de radiotecnologia e desenvolvimento focada na região europeia.

A expectativa é que o acordo seja concluído no primeiro trimestre do ano que vem.

O cofundador, presidente e CEO da Full-Life, Lanny Sun, disse: “A aquisição do Focus-X aproveita perfeitamente a radiotecnologia e a plataforma de desenvolvimento da Full-Life, adicionando dois compostos prontos para desenvolvimento, incluindo um líder com dados humanos iniciais, um pipeline robusto e capacidades de descoberta de peptídeos de primeira classe.”

Fundada em 2020, a Focus-X possui uma plataforma de engenharia proprietária que auxilia no desenvolvimento de radioligantes peptídicos que oferecem emissores alfa ou beta para desintegrar o ácido desoxirribonucléico (DNA) da célula cancerosa.

Atualmente, o pipeline da empresa possui dois compostos principais, que devem entrar em ensaios clínicos.

Esses compostos, um peptídeo direcionado ao antígeno de membrana específico da próstata (PMSA) e um peptídeo direcionado ao receptor de neurotensina tipo 1 (NTSR1), estão sendo desenvolvidos para tratar câncer de próstata metastático resistente à castração e câncer pancreático, respectivamente.

Além desses peptídeos, a empresa tem outros seis programas em fase inicial de desenvolvimento… saiba mais em Pharmaceutical Technology 29/11/2022