O fundo soberano de Abu Dhabi comprou 17 hotéis em Espanha geridos pelo grupo Meliá, por 600 milhões de euros, escreve o jornal espanhol “Cinco Días”. A operação já foi finalizada em junho, mas aguardava a ‘luz verde’ de Bruxelas, que chegou agora.

Até ao momento, estas propriedades pertenciam ao fundo Equity Real Estate, sendo então geridas pela empresa hoteleira Meliá, de Maiorca.

Para a Comissão Europeia, não existem problemas de concorrência, daí a ‘luz verde’.

A aquisição está dividida em três. Primeiro, em 12 propriedades, o controlo dos ativos divide-se entre o fundo e o grupo Meliá. Tratam-se de hotéis em Coruña, San Sebastián, Madrid, Málaga, Mérida, Tenerife e Baqueira Beret.

Fundo soberano de Abu Dhabi compra 17 hotéis do Meliá

Depois há três hotéis exclusivamente sob o controlo do fundo (em Madrid e Cádiz) e outros dois em que o grupo Meliá fica a controlar exclusivamente (em Granada e Ciudad Real).

Segundo o jornal, Espanha é o principal mercado da Meliá, com 141 hotéis dos 347 que opera atualmente, representando 41% do portfólio. Dos 63 imóveis que assinou para o futuro a médio e curto prazo, a prioridade vai para outros países, já que apenas oito novos imóveis estão previstos em Espanha.
Meliá e ADIA também são sócios e coproprietários de outro portfólio de sete ativos localizados em Magaluf (Maiorca) desde o início do ano… leia mais em MSN 22/08/2023