O que torna as fusões e aquisições bem-sucedidas? Essa é a pergunta de um milhão de dólares. A resposta dada por Chris Port, o COO da Boomi – empresa de software de conectividade e automação –  publicada na Forbes Business Council merece uma boa reflexão

A resposta é simples: “momentum” e dados.

Sucesso em M&A

O “momentum”, impulso, a motivação ou a falta dele, pode fazer ou quebrar um acordo. E Chris Port acredita que é o aspecto mais negligenciado das fusões e aquisições e por que ter um plano pré-fechado é tão crítico. E os dados então alimentam esse impulso.

O impulso é tudo.

Normalmente, em uma fusões e aquisições, há uma adquirente maior assumindo a propriedade de uma adquirida menor. Em teoria, isso significa mudança para ambas as organizações – e a melhor maneira de superar qualquer tipo de mudança é mostrar impulso. Isso significa tomar a iniciativa e ter o acompanhamento para fazer as coisas.

Não só todas as partes envolvidas devem mostrar impulso para alcançar os objetivos estabelecidos, mas também devem se esforçar para acelerar esse impulso – porque no minuto em que algo para em direção a um objetivo, é muito difícil fazê-lo funcionar novamente.

Avaliação dos dados.

Pense em todos os dados que uma organização gerencia. Agora pense nesses dados duas vezes, porque essa é a realidade que vem com a fusão de duas organizações. Cada um tem seus próprios conjuntos de dados, seus próprios processos e seus próprios aplicativos; eles provavelmente também têm critérios de dados diferentes que potencialmente dificultam o rastreamento do progresso e a coordenação das atividades em meio à fusão.

E o autor conclui que existem muitas ferramentas e serviços diferentes disponíveis para ajudar as empresas durante todo o processo  de Fusões e Aquisições e um pouco de impulso pode ajudar muito, então imagine o que o impulso acelerado pode fazer em fusões e aquisições… Leia mais sobre o artigo em Forbes Business Council 27/05/2022