O mundo corporativo começa a ficar mais atento às mudanças de demandas e valores das novas gerações de profissionais, o que muda o jogo na hora de selecionar talentos, segundo Carolina Utimura, presidente da Eureca, consultoria de RH especializada em juventude, estágios e programas de trainee.

Hoje, a maior parte do mercado de trabalho já é Millenial ou geração Z. Temos visto a geração Z tomando decisões com base nos seus valores, e esses comportamentos que eles trazem vão mudar o jeito de fazer negócio”, disse Utimura, entrevistada da Live do Valor nesta quarta-feira (6).

Um dos elementos-chave, de acordo com ela, é que o termo juventude não pode ser usado no singular. “Temos um panorama tão diverso de jovens no Brasil e infelizmente uma desigualdade tão grande. São 51 milhões de brasileiros entre 15 e 29 anos, e em que 30% não estudam nem trabalham por questões estruturais, como a condição socioeconômica familiar, questões de gênero ou acesso à educação de qualidade”, diz.

Geração Z vai mudar jeito de fazer negócios
Pixabay

Em sua plataforma, a Eureca conta com um banco com mais de 500 mil jovens em começo de carreira. Além de conectar esses profissionais com as empresas, presta consultoria para os empregadores, como criação de programas de seleção ou educação corporativa para jovens contratados e seus gestores. Entre os clientes, estão grandes grupos como Bradesco, Coty, Raízen e Centauro.

“Recrutar bem é muito mais sobre o que uma pessoa tem do que o que ela não tem. Queremos mais entender o potencial do jovem trabalhador, o quão rápido ele pode aprender e se desenvolver”, afirma Carolina Utimura. Ela destaca que existe uma defasagem entre o conteúdo das grades de ensino dos cursos e as demandas do mercado de trabalho.

Por isso, explica a executiva, é preciso uma mudança de pensamento das companhias no momento da seleção, em especial para as vagas de início de carreira. “Quando se elucida os viéses na hora de selecionar, não se está fazendo um favor para um grupo de pessoas específico. Está fazendo um favor para a sua empresa, de poder contratar aquela pessoa com base no talento, no potencial que a pessoa tem”… leia mais Valor Econômico 06/07/2022