[playht_player width=”100%” height=”90px” voice=”pt-BR_IsabelaV3Voice”]

O grupo australiano Goodman Brasil fechou a aquisição do imóvel em que fica a fábrica da Avon, na avenida Interlagos, no bairro Jardim Marajoara, em São Paulo. O terreno, que possui uma área de 122,4 mil metros quadrados e 70,4 mil m2 de área bruta locável, terá inicialmente um contrato de sale and leaseback com o grupo Natura, mas depois será transformado em um galpão logístico para locação a outros inquilinos, conta Edith Bertoletti, diretor-executiva da Goodman no Brasil.

A fábrica foi inaugurada em 1970 e desde 2017 era o centro de inovação da Avon no Brasil. A venda do ativo faz parte do processo de integração dos negócios entre Natura e Avon, que passarão a se concentrar na cidade paulista de Cajamar, reunindo as duas equipes operacionais. Segundo a Natura, a migração será feita de forma gradual a partir de 2024. A ideia é transformar Cajamar em um centro global de pesquisa e inovação, respeitando a autonomia das marcas.

A Goodman, que atua no país desde 2013, tem aumentado investimentos em galpões. Em 2022, o grupo anunciou um investimento de R$ 400 milhões na antiga fábrica da Rhodia Química, em Santo André, cujo projeto de complexo logístico está em desenvolvimento e na fase de terraplanagem. “O grupo tem estratégia de buscar ativos localizados mais perto dos grandes centros”, diz Bertoletti.

Com a escassez de terrenos disponíveis nas grandes cidades, a Goodman tem olhado imóveis já prontos, como antigas plantas industriais, para transformar em complexo logístico. A Goodman também adquiriu uma planta industrial em Jaguaré, que está passando por ajuste para virar galpão logístico. A Goodman também adquiriu uma planta industrial em Jaguaré, que está passando por ajuste para virar galpão logístico.

O grupo australiano pode investir tanto diretamente como em parceria com outros investidores via fundos, diz Bertoletti. Em 2018, a firma lançou um fundo Goodman Brazil Logistics Partnership (GBLB) em parceria com GIC, APG, CPPIB e First State Super, cujo prazo de investimento se encerrou em 2021.

O portfólio conta com cinco ativos e patrimônio de R$ 585 milhões. São dois galpões já prontos, um em Itaquera na cidade de São Paulo e outro em Cajamar, três em desenvolvimento em Guarulhos, na Grande São Paulo, mais um em Cajamar e Rio…. leia mais em Pipeline 15/12/2023