A Greenvolt chegou a acordo para a aquisição de mais de metade do capital da irlandesa Enerpower por 25 milhões de euros. A operação permite à elétrica entrar no mercado irlandês e “reforçar” a aposta no segmento da geração distribuída de energia renovável nesse país, “mercado que apresenta um enorme potencial de crescimento nos próximos anos”, detalha num comunicado divulgado esta segunda-feira.

Segundo a nota, além da compra de 50,24% da Enerpower, o contrato inclui uma opção de reforço da participação da Greenvolt até aos 100%, em 2028, e ainda um “investimento adicional” para a aquisição de 50,25% de uma operação dentro da Enerpower responsável pelo desenvolvimento de contratos de fornecimento de energia a longo prazo (PPA).

Greenvolt entra na Irlanda com compra de maioria da Enerpower
Freepik

Segundo o comunicado, a transação “está ainda pendente da verificação de condições habituais neste tipo de operações, nomeadamente autorizações regulatórias”.

A Enerpower é uma empresa sediada em Waterford, na Irlanda, que atua no segmento da geração distribuída focada no setor comercial e industrial. Atualmente, conta com um portefólio de clientes composto por empresas como a PepsiCo, o Lidl, a Pfizer ou a Virgin Media, além de PPA com empresas como a Eli Lilly e a Tesco, detalha o comunicado. “Em 2022 a empresa instalou uma capacidade total de 33 megawatts (MW) de capacidade solar, valor que estima que cresça em mais de 30% durante 2023”, informa.

João Manso Neto, CEO da Greenvolt, sublinha que a entrada no capital da Enerpower “permite dar mais um passo” na estratégia da Greenvolt de desenvolver “uma plataforma pan-europeia”. “A Enerpower é uma empresa consolidada, com clientes de renome internacional, que terá agora uma capacidade reforçada para aproveitar as inúmeras oportunidades na Irlanda”, acrescenta o CEO da energética… leia mais em Capital Verde 23/10/2023