A venda da loja de departamentos BHV Marais, em Paris, e da sucursal BHV no centro comercial Parly 2, a oeste da capital francesa, anunciada em fevereiro, foi finalizada. As duas lojas, anteriormente pertencentes ao grupo Galeries Lafayette, são agora propriedade da Société des Grands Magasins (SGM), uma incorporadora imobiliária comercial com sede em Lyon, França. Em 2021, a SGM comprou sete filiais da Galeries Lafayette fora de Paris e atualmente as administra como master franqueador.

As duas lojas compradas pela SGM empregam 1.300 pessoas, das quais cerca de 100 no Parly 2. O BHV Marais, de 38 mil metros quadrados, está localizado no mesmo prédio em frente ao Hôtel de ville (prefeitura) de Paris há 160 anos. A BHV se renovou e mudou sua abordagem comercial nos últimos anos, com a moda perdendo força para os produtos para casa e decoração de interiores.

A aquisição também inclui um conjunto de lojas na vizinha rue des Archives e o prédio que abriga uma filial da rede italiana de delicatessen Eataly, ainda operada pela Galeries Lafayette.

“Detentor das [lojas BHV] há 30 anos, o grupo Galeries Lafayette está convencido de que a SGM será o operador mais comprometido e inovador para continuar a explorar o potencial destas duas lojas de departamento com a ajuda de suas equipes”, disse a Galeries Lafayette em um comunicado. O grupo quer concentrar os seus esforços e investimentos nas filiais das Galeries Lafayette em algumas das principais cidades do mundo.

Grupo Galeries Lafayette conclui venda da BHV

A SGM, fundada pela família Merlin em 2018, rapidamente se especializou na compra de centros comerciais no centro da cidade que precisavam de ser revitalizados, nos quais introduz varejistas como Action, Normal e Primark, e nomeadamente operadores de lazer. O portfólio da SGM inclui atualmente 11 shoppings, após a aquisição do shopping Saint-Jacques, em Metz, no último verão.

Frédéric Merlin, presidente do grupo SGM, disse que a sua equipe irá “envolver-se totalmente com todos os funcionários [BHV] para continuar a expandir esta prestigiada loja e a sua filial Parly 2, preservando ao mesmo tempo o DNA e os valores da BHV. O objetivo é proporcionar uma experiência de compras de alta qualidade e contribuir plenamente para o estilo de vida animado deste distrito vibrante no coração de Paris.”

A SGM, que tem 650 funcionários, disse em maio que havia garantido um empréstimo para comprar a BHV, bem como a aprovação da autoridade de concorrência relevante.

Um dos gigantes do varejo mais emblemáticos de Paris, BHV Marais foi no passado o carro-chefe de uma importante cadeia de lojas sob a marca BHV, que cresceu para cerca de 30 filiais em toda a França, antes de muitas delas fecharem nas décadas de 1990-2000. As duas restantes sucursais da BHV, além da BHV Marais e Parly 2, ambas localizadas em Lyon, fecharam em 2019… leia mais em Fashion Network 13/11/2023