O grupo português TMB – Terminal Multiusos do Beato pretende constituir uma “joint-venture” com uma empresa brasileira para o desenvolvimento de uma rede de portos fluviais no Estado do Rio Grande do Sul, segundo revelou ao “Jornal de Negócios” o empresário luso Sebastião Figueiredo, dono da TMB.

 “A par do crescimento a nível nacional, o Grupo TMB está a avançar para um processo de internacionalização sustentado no triângulo do Atlântico Sul: Portugal, Brasil, África”, afirmou Sebastião Figueiredo ao mesmo jornal.

 O empresário, filho do antigo dono da ETE – Empresa de Tráfego e Estiva, António Figueiredo (falecido em 2009), decidiu apostar no Brasil com um parceiro local “muito forte”.

 “Actualmente [o grupo TMB] está a analisar diversas oportunidades de investimento no Brasil, nomeadamente o desenvolvimento de um projecto na região do Rio Grande do Sul, em parceria com um “player’ brasileiro muito forte a nível nacional e internacional, que contempla quatro vertentes: centros logísticos com terminais fluviais, estaleiro vocacionado para a construção de barcaças, uma empresa de navegação e uma agência de navegação”, revelou Sebastião Figueiredo.

 A TMB explora o terminal do Beato, em Lisboa, e recentemente adquiriu as empresas Portmar e Portline Logistics. Agora a companhia quer crescer no Brasil. No que respeita à criação de uma empresa de navegação, Sebastião Figueiredo diz que está em aberto a “possibilidade de aquisição de uma empresa já existente com frota própria, podendo a partir daí expandir a actividade, ou, alternativamente, criar uma empresa de raiz”.

Fonte: Portugal Digital | Leia mais em portosenavios 02/05/2014