A grife belga Delvaux entrou para o portfólio do conglomerado suíço, que controla as marcas Chloé, Alaïa e Cartier

Mais uma marca está adentrando o prestigiado portfólio do grupo de luxo Richemont, que controla as grifes Chloé e Alaïa. Na última semana, a companhia sediada na Suíça anunciou ter comprado 100% da label belga Delvaux, considerada a marca de artigos de couro de luxo mais antiga do mundo. A grife está em atividade há quase 200 anos e foi a primeira a registrar patente de uma bolsa de mão de couro. A empresa não divulgou o preço da compra ou os termos financeiros da aquisição, feita em uma “transação privada”.

Desde 2011, a participação majoritária da Delvaux era da empresa First Heritage Brands, dos irmãos Victor e William Fung, de Hong Kong, junto com a Singapore Temasek. Em abril, o grupo dos irmãos Fung estava à procura de um comprador para a marca, um dos poucos negócios de moda que ainda restavam em seu portfólio. No passado, a companhia também comandou a grife Sonia Rykiel e a marca de sapatos Robert Clergerie, vendidas em 2019 e 2020, respectivamente.

A nova empresa-mãe da Delvaux, o grupo Richemont, garantiu que a aquisição recém-anunciada não terá um “impacto financeiro significativo” no ano fiscal que se encerrará em 31 de março de 2022, nos aspectos de ativos líquidos consolidados e no resultado operacional da companhia. Também acrescentou que os resultados obtidos com a marca belga serão apresentados na seção “outros negócios”.

Com a compra, o conglomerado espera fortalecer sua atuação no ramo de artigos de couro, aproveitando os “ricos arquivos” e o “momento criativo” que a marca construiu nos últimos 10 anos. Em comunicado, a empresa destacou que a marca belga “pode ser chamada de a inventora da handbag de luxo moderna”.

“Delvaux é uma autêntica maison europeia de artigos de couro de luxo com forte tradição, know-how distinto e capacidades de fabricação excepcionais”, comunicou o diretor executivo das casas de moda e acessórios da Richemont, Philippe Fortunato. “Estamos muito satisfeitos em receber a gestão e as equipes da Delvaux na Richemont, e esperamos trabalhar de perto com eles para permitir que a maison alcance todo o seu potencial sob a administração do grupo.”

No último dia 30, o grupo Richemont anunciou a aquisição de 100% da marca belga de artigos de couro Delvaux. Esta é a bolsa Brillant, modelo mais icônico da label, criado em 1958.. Leia mais em metropoles. 05/07/2021