A IBM adquiriu a Ahana , fornecedora de software como serviço (SaaS) do PrestoDB, por um valor que a empresa não divulgou. PrestoDB, ou Presto, é um mecanismo de consulta SQL distribuído de código aberto criado no Facebook (agora Meta) projetado para análise ad hoc de dados de todos os tamanhos. Segundo a Big Blue, essa operação está alinhada com sua estratégia de investir em projetos e fundações de código aberto . De fato, a empresa comprou a Red Hat em 2018, consolidando assim sua estratégia de código aberto.

” A IBM é agora um contribuidor proeminente para comunidades de código aberto , trabalhando em todo o ecossistema nativo de nuvem, inteligência artificial, aprendizado de máquina, blockchain e computação quântica. Um exemplo é nosso papel como membro fundador da Cloud Native Computing Foundation ( CNCF ), que promoveu o crescimento do Kubernetes. Vemos nosso envolvimento com a Fundação Presto como um relacionamento semelhante”, disseram o vice-presidente de gerenciamento de dados híbridos da IBM, Vikram Murali, e o CEO da Ahana, Steven Mih, em um comunicado conjunto.

Ao explicar o raciocínio de Ahana, a IBM cita as contribuições da empresa para o projeto de software livre Presto. Ahana participa de quatro comitês de projeto e tem dois membros no comitê de direção técnica.

IBM compra o provedor PrestoDB

Outras empresas que oferecem o PrestoDB são a Starburst , que oferece a plataforma Starburst Enterprise com Trino, uma versão bifurcada do Presto. Starburst Galaxy é a distribuição em nuvem do Starburst Enterprise. Em vez disso, o Ahana oferece uma versão …. leia mais em ComputerWorld 17/04/2023