O principal índice da bolsa brasileira registrou pequena baixa nesta quinta-feira, após ter ficado de lado quase todo o pregão, no encerramento de seu melhor trimestre desde 2020.

Petrobras, apesar da baixa dos preços do petróleo, e ações de energia e saneamento estiveram entre os destaques de alta da sessão, enquanto Itaú Unibanco, Suzano e Americanas ficaram na ponta oposta.

O Ibovespa caiu 0,22%, a 119.999,23 pontos, acumulando alta de 6,1% em março, o quarto mês seguido de ganhos, e de 14,5% no ano, registrando o melhor trimestre desde o último período de 2020. O volume financeiro da sessão foi de 28,6 bilhões de reais.

Das últimas cinco sessões, apenas em uma o índice fechou com variação, positiva ou negativa, mais intensa do que 0,3%.

Para Phil Soares, analista-chefe de ações da Órama Investimentos, o Ibovespa andar mais de lado é natural, já que “vem de uma sequência recente muito forte de altas”.

O mercado ainda manteve no radar as mudanças na corrida eleitoral, após Sérgio Moro desistir da candidatura à Presidência da República, enquanto João Doria manteve-se na disputa, após relatos na imprensa de que ele poderia desistir do pleito.

“A nossa leitura é que qualquer candidato da chamada ‘terceira via’, com as pesquisas até hoje divulgadas, não chega a ser tomado como uma real possibilidade pelo mercado”, afirma Soares, da Órama.

Em Wall Street, os principais índices de ações caíram ao redor de 1,5%, e tiveram piora brusca no final da sessão.

A manutenção de incertezas sobre a guerra na Ucrânia, após expectativa de avanço nas negociações desfazerem-se ao longo da semana, e seu efeito na inflação e na política monetária do banco central norte-americano movimentaram a sessão em Nova York. O S&P 500 teve seu pior trimestre em dois anos. Reuters Leia mais em istoedinheiro 31/03/2022