A Indra amplia sua carteira de investimentos com a entrada na empresa ITP Aero , fabricante de motores para aeronaves com sede no País Basco.

A empresa espanhola presidida por Marc Murtra acordou com o fundo Bain Capital Private Equity a aquisição de uma participação indirecta de 9,5% na empresa por 175 milhões de euros; transação que será executada nas próximas semanas, conforme informado à CNMV.

Os próximos passos da Indra com a ITP Aero

Com esta percentagem terá “os direitos habituais de uma participação minoritária”, como a representação no conselho de administração da ITP Aero, que será contabilizado como um activo financeiro.

Indra tentou comprar a participação da Rolls-Royce na ITP Aero em 2019

A Indra também acordou com a ITP Aero estabelecer as bases de uma colaboração estratégica para aumentar o valor da empresa com sede em Zamudio (Vizcaya), onde procurará “aproveitar as sinergias e promover o desenvolvimento conjunto de sistemas e tecnologias”.

Indra paga 175 milhões por 9 5% da ITP Aero

Desenvolvimento de aviões de caça

Entre eles está o programa FCAS , o plano vinculado a um novo sistema europeu de combate aéreo.

Mais especificamente, a ITP Aero faz parte do conglomerado de empresas que fabricam os motores do Eurofighter , avião de combate que substituirá o F18 .

uma longa negociação

Indra há muito pede uma pista para entrar naquela empresa, já que em 2019 se interessou pelas ações que a Rolls-Royce queria vender .

Uma nova tentativa se concretizou com o fundo americano Bain Capital , onde a princípio se propôs a adquirir 25% das ações por quase 300 milhões de euros; um valor que depois foi reduzido para 15% por 200 milhões e, finalmente, a oferta com a qual fecharam o negócio.

Como é o ITP Aero

A ITP Aero, que se apresenta como “a nona empresa de motores e componentes para aeronaves”, registou no ano passado receitas de 1.047 milhões de euros (mais 14% do que em 2021), com um Ebit de 104 milhões de euros. A empresa tem 4.500 funcionários e 17 escritórios em todo o mundo.

Na empresa ITP Aero , além da Bain Capital continuar como acionista majoritário, há também o fundo JB Capital com 10% das ações e o Governo Basco com 6%…. leia mais em Economia Digital 04/08/2023