A Intel adquiriu uma empresa de tecnologia gráfica fundada por ex-engenheiros de GPUs móveis da Qualcomm, cuja empresa anterior, Bitboys, já foi considerada uma pioneira em gráficos de desktop. A mais recente aquisição da Intel é a Siru Innovations. Ela é uma empresa finlandesa com foco no desenvolvimento de software e blocos de construção de silício, conhecidos como IP, para GPUs feitas por outras empresas. Assim, a Intel adquire empresa do setor de tecnologia gráfica fundada por ex-funcionários da AMD.

A equipe Siru se juntará ao Accelerated Computing Systems and Graphics Group da Intel. Balaji Kanigicherla, chefe do Custom Compute Group da unidade de negócios gráficos da Intel, disse no LinkedIn que a experiência de Siru em arquitetura, software, modelagem e implementação de hardware ajudará os esforços acelerados de computação da Intel em várias áreas de alto crescimento, incluindo termos como blockchain e metaverso. .

Juntos, impulsionaremos [a unidade de negócios gráficos] e o foco do Custom Compute Group na condução de soluções personalizadas de silício/plataforma e soluções de computação acelerada emergentes, nas áreas de blockchain, metaverso, computação de borda de alto desempenho e hiperescala – representando uma oportunidade significativa nos próximos anos, escreveu.

Leia também demais posts relacionados a Intel no Portal Fusões & Aquisições.

Intel adquire empresa do setor de tecnologia gráfica

A conta do Twitter para a equipe de gráficos da Intel tinha uma descrição um pouco menos cheia de palavras-chave das áreas em que espera ajuda da Siru: mobilidade como serviço, sistemas avançados de assistência ao motorista, jogos e datacenters de hiperescala, que são administrados por grandes empresas como Meta e Amazônia.

A aquisição foi feita enquanto a Intel procura desafiar a Nvidia e a AMD, tornando-se um importante player em gráficos discretos e computação acelerada. Esses esforços incluem as novas GPUs Arc da Intel para PCs, sua próxima GPU Ponte Vecchio para computação de alto desempenho e seu próximo Blockscale ASIC para mineração de criptomoedas.

No site da Siru, a empresa disse que tem um “profundo entendimento de computação gráfica”, desde APIs de alto nível, como DirectX e OpenGL da Microsoft, até a própria arquitetura de GPU.

“Nós projetamos, implementamos e verificamos grandes inovações arquitetônicas para as GPUs de nossos clientes que estão no envio de produtos”, disse o site da empresa.

Curiosamente, o site da Siru disse que sua equipe tem uma mentalidade de “baixo consumo” para desenvolver tecnologia gráfica, graças à sua experiência anterior no desenvolvimento de GPUs móveis na Qualcomm e AMD… leia mais em  Sempre Update 04/05/2022