Seguindo o plano da reestruturação de seu perfil financeiro, a InterCement Participações (ICP) confirmou, em comunicado, na terça-feira (27) à noite, a conclusão do acordo de venda de seus ativos de cimento na África do Sul e Moçambique. Segundo informou a empresa, o acordo estipula valor de US$ 265 milhões (enterprise value) ao negócio.

O Valor antecipou, ontem, com fontes próximas, que a negociação havia sido fechada com o grupo chinês Huaxin Cement Co. Ltd. pelo valor que foi divulgado pela companhia. As tratativas vinham ocorrendo há cerca de seis meses, sob a coordenação do banco J.P. Morgan, que assessorava a ICP em sua saída da África.

A ICP é a holding do negócio cimento do grupo Mover Participações (ex-Camargo Corrêa). A empresa é líder na Argentina e terceira no mercado brasileiro.

A empresa já tinha anunciado em janeiro a venda de sua unidade do Egito, o que lhe rendeu cerca de US$ 40 milhões líquidos. Desde essa época, vinha analisando ofertas para os outros dois ativos africanos, que reuniam sete unidades produtivas nos dois países….

InterCement vende operações de cimento na África para chinesa Huaxin

Após a consumação da venda, a empresa passa a ter uma capacidade instalada de aproximadamente 29 milhões de toneladas ao ano, com 23 fábricas de cimento no Brasil (IC Brasil) e Argentina (Loma Negra) leia mais em Valor Econômico 27/06/2023