O Itaú Unibanco (ITUB4) vai propor aos seus acionistas uma mudança na casa. O conselho de administração da instituição financeira aprovou nesta quarta-feira (31) uma reorganização societária que resultará na cisão parcial do Banco Itaucard e a incorporação da parcela cindida pelo próprio Itaú.

A descrição é complexa, mas a operação consiste basicamente na transferência do patrimônio de uma sociedade para outra. Nesse caso, todas as atividades exercidas pelo Itaucard, que é uma subsidiária integral do Conglomerado Itaú Unibanco, passarão a ser executadas pelo Itaú.

As exceções são as operações de contas de pagamento, aplicações financeiras, títulos e valores mobiliários, incluindo derivativos e outros créditos e bens, que devem continuar sob o guarda-chuva do Itaucard.

Segundo o banco, a reorganização faz parte da estratégia de “racionalização do uso dos recursos e otimização das estruturas e negócios”. O objetivo é ganhar eficiência e aumentar o retorno dos valores investidos. A proposta será analisada pelos cotistas em assembleia geral extraordinária marcada para 30 de setembro.

Itaú (ITUB4) vai propor reorganização societária aos acionistas

Itaú (ITUB4) entrou na disputa das vendas online

A reorganização societária não foi a unica novidade anunciada pelo Itaú nesta semana. O banco também revelou, na última segunda-feira (29), que agora tem um marketplace para chamar de seu. O produto presente em praticamente todas as contas digitais, a loja online chega ao banco com o nome de Itaú Shop.

A intenção, de acordo com o banco, é que a nova loja virtual funcione como um ecossistema de compras de produtos e serviços.

O Itaú Shop começa a funcionar, a princípio, nos aplicativos Itaú, Itaú Personnalité e Itaú Cartões. A loja já conta com ofertas de 20 empresas, com destaque para o Magazine Luiza (MGLU3). Os produtos incluem itens de vestuário, livros, eletrônicos, móveis, entre outros.

O banco não revela como vai funcionar as parcerias com os varejistas. Mas, assim como os demais marketplaces, é provável que o banco leve uma comissão por cada negócio fechado na plataforma.

O novo marketplace nasce integrado à conta do cliente Itaú, de forma que os cartões já estarão vinculados à plataforma. Ao finalizar a compra, eles já aparecem como opções para o pagamento, com preenchimento automático dos dados… leia mais em Índices Bovespa 31/08/2022