Em meio a um mercado financeiro claramente robusto, a empresa de investimentos brasileira, Itaúsa, encerra um capítulo importante ao decidir vender uma parte de sua posição na XP – uma medida que deu fim ao overhang que pesava sobre o papel. Estamos falando de um negócio que movimentou 185 milhões de dólares e se deu através de um nono block trade realizado pela Itaúsa em relação à sua participação na XP.

Para vocês, meus caros leitores, que estão se perguntando o que é block trade, eu explico agora: trata-se de uma negociação de grandes quantidades de ações, geralmente realizada fora da bolsa e entre partes privadas. Neste caso específico, o Bank of America foi o coordenador do quinto block trade. Um fator importante a destacar é que, ao contrário dos anteriores, este bloco não impôs um lockup aos compradores.

Itaúsa vende 15 5 milhões de ações
O que representa essa venda de ações da XP pela Itaúsa?

Nessa última negociação, a Itaúsa vendeu 8 milhões de ações Classe A da XP a 23,25 dólares cada, ou seja, apenas seis centavos abaixo do valor de fechamento do dia, que foi de 23,31 dólares. Esse movimento revela uma demanda bastante equilibrada, pois ficou praticamente meio a meio entre investidores locais e internacionais. Contudo, ao final desta venda, a Itaúsa manteve ainda 6,7 milhões de ações da XP, o que corresponde a um dia de negociação do papel… Leia mais em bmcnews. 18/11/2023