A Itautec informou nesta segunda-feira que concluiu a transação de venda de suas atividades de automação bancária e comercial e de prestação de serviços à japonesa Oki Electric Industry. A partir de agora, a Oki Brasil inicia suas operações, com o capital dividido entre 70% à asiática e 30% para a brasileira.

 O acordo havia sido firmado em 15 de maio e previa o desembolso de R$ 100 milhões à Itautec. Além disso, o contrato garante remuneração até 2015 à controlada do grupo Itaúsa, caso a nova companhia supere as projeções de lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês).

 Comunicado divulgado hoje pela Oki Brasil informa que a entrada no Brasil pode facilitar a expansão da empresa japonesa pela América Latina. O grupo tem como objetivo estender os produtos oferecidos para bancos, como caixas eletrônicos e recicladores de notas, ao redor do mundo.

 “Estamos muitos felizes com o início das operações da Oki Brasil”, afirmou Yoshiyuki Nakano, presidente do conselho de administração da nova companhia. “Estamos confiantes que o mercado brasileiro representa uma oportunidade valiosa em função de seu tamanho e potencial.”

 As atividades são iniciadas com os cerca de 4 mil funcionários vindos da Itautec e contam com cobertura de 3,7 mil municípios no país, também originários da companhia brasileira, e 2 mil técnicos próprios para a prestação de serviços. “A Oki Electric traz para a parceria o domínio de modernas e avanças práticas de manufatura”, completa a nota. Valor
Fonte: uol 13/01/2014