A Jacob Cohën Company SpA, proprietária da marca de jeans de luxo masculina e feminina, com o mesmo nome, adquiriu 100% da JC Industry, empresa do grupo Sinv que, a partir da coleção de outono-inverno 2021/22, produz e distribui sob licença os itens da marca Jacob Cohën.

Com esta operação, a Jacob Cohën, além de gerir a sede e showroom em Milão, as boutiques de Milão, Paris, Saint Tropez e Courchevel, e um laboratório próprio especializado em vestuário, completa o já iniciado projeto de internacionalização do processo de produção e distribuição da marca.

“A aquisição da JC Industry é um passo em frente no desenvolvimento e expansão da Jacob Cohën. Trazer internamente o controlo da produção e distribuição significa poder gerir pessoalmente a evolução do produto e o seu posicionamento nos mercados. A figura de Francesco dalla Rovere, por ter sido um parceiro precioso nas temporadas em que geriu a licença, e do Illimity Bank por acreditar na concretização das nossas ambições”, declarou Luca Roda, CEO da Jacob Cohën Company SpA.

Jacob Cohën Company SpA adquire 100% da JC Industry

“O controlo total sobre a qualidade das coleções Jacob Cohën representa mais um avanço para a marca no mundo do luxo, consistente com a nossa identidade feita de tradição aliada à constante inovação e experimentação; e em conformidade com a filosofia de querer sempre fazer um produto único e de alta qualidade. Desde a sua fundação, a atenção à qualidade e ao detalhe têm sido elementos essenciais da marca, a ponto de poder definir a Jacob Cohën como a primeira marca de luxo no mundo do denim”, afirma Jennifer Tommasi Bardelle, presidente da Jacob Cohën Company SpA.

A Jacob Cohën concluiu o exercício de 2022 com um volume de negócios de 71 milhões de euros, mas a empresa informou recentemente à FashionNetwork.com que pretende fechar 2023 acima dos 80 milhões e inaugurar alguns novos carros-chefes. Existem atualmente quatro boutiques próprias: Milão, Paris, Saint-Tropez, Courchevel. Em vez disso, existem 10 monomarcas que gere em parceria: Genebra, Moscovo, Tóquio (Roppongi e Ginza), Osaka, Oslo, Taormina, Puerto Banus, Praga, Knokke Le Zoute.

A distribuição grossista (multimarcas + corner) responde por 90% do negócio e as monomarcas por 10%. Entre as principais contas que comercializam a marca italiana de denim de luxo estão a Harrods, La Rinascente, Le Bon Marché, KaDeWe, De Bijenkorf, Shinsegae, NK, Isetan, Tzum, El Corte Inglés, Neiman Marcus, Harry Rosen, The Collective ou Vakko.

Os homens representam 82% do volume de negócios, as mulheres 18%, sendo que 81% vêm do estrangeiro, 19% de Itália. Os principais mercados da marca são Itália, Alemanha, Holanda e França, mas Jacob Cohën relata que o mercado dos EUA está a tornar-se cada vez mais importante. Na última campanha de vendas, para a primavera-verão 2024, a marca registou um aumento de 15% face à temporada anterior. O comércio eletrónico dos EUA representa o terceiro maior mercado de volume de negócios para a marca italiana (depois de Itália e da Alemanha). Em Portugal, está presente nos espaços do El Corte Inglés em Lisboa e Vila Nova de Gaia… leia mais em Fashion Network 24/11/2023