Acordo já conta com o apoio de acionistas majoritários e deve ser concluído até o final deste ano

A JBS (JBSS3) anunciou na manhã desta sexta-feira, 6, a aquisição da produtora australiana de salmão Huon Aquaculture por US$ 314 milhões. O negócio marca a inserção da companhia no mercado de peixes.

Segundo informações da Bloomberg, o acordo já conta com o apoio de acionistas majoritários e deve ser concluído até o final deste ano, depois da aprovação de autoridades australianas, informou a empresa em comunicado.

A Huon está posicionada como a segunda maior produtora de salmão na Austrália. Com sede na Tasmânia, a companhia produz cerca de 35 mil toneladas de peixes e detém aproximadamente 40% do mercado local. Andrew Forrest, magnata da mineração, comprou uma participação de 7,3% na empresa listada em Sydney por pouco menos de 20 milhões de dólares australianos (US$ 15 milhões) em junho.

A JBS, que planeja comprar 100% da Huon, já opera na Tasmânia com uma unidade de processamento de carne bovina em Longford. Em abril, a JBS comprou a produtora de suínos Rivalea. O negócio gerou uma consulta pública da agência antitruste da Austrália para analisar o impacto da aquisição nesse mercado. A companhia atua no país há quatorze anos, quando adquiriu as operações da Swift.

Leia também demais posts relacionados a JBS no Portal Fusões & Aquisições.

Huon“Trata-se de uma aquisição estratégica, que marca a entrada da JBS no negócio de aquicultura. Vamos repetir o que fizemos anteriormente com frango, suínos e produtos de valor agregado – para deixar nosso portfólio ainda mais abrangente”, disse o diretor-presidente da empresa, Gilberto Tomazoni. “A aquicultura será uma nova plataforma de crescimento dos nossos negócios”, completou.

Com informações de Bloomberg. Leia mais em  SpaceMoney 06/08/2021

FATO RELEVANTE JBS ASSINA ACORDO PARA ADQUIRIR HUON E ENTRAR NO SETOR DE AQUICULTURA

A JBS S.A. (“JBS” ou “Companhia” – B3: JBSS3; OTCQX: JBSAY) comunica aos seus acionistas e ao mercado em geral, nos termos da Instrução da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) no 358, de 3 de janeiro de 2002, que a JBS celebrou uma Scheme Implementation Deed — Escritura de Implementação (“Acordo”) — com a Huon Aquaculture Group Limited (“Huon”) listada na Australian Securities Exchange (“ASX”), para adquirir todas as ações emitidas da Huon por AU$3,85 por ação, representando um valor de mercado de AU$ 425 milhões (enterprise value de AU$ 546 milhões1).

O Conselho de Administração da Huon, incluindo os principais acionistas Peter e Frances Bender (que controlam conjuntamente 53% das ações emitidas da Huon), recomendaram por unanimidade que todos os demais acionistas votassem a favor do Acordo na ausência de uma proposta superior e com a confirmação de um parecer independente de que a transação atende aos melhores interesses dos acionistas da Huon. Cada Diretor da Huon também anunciou sua intenção de votar, ou obter o voto de todas as ações da Huon detidas por ele em favor do Acordo.

A Huon é a segunda maior empresa de aquicultura de salmão da Austrália com operações verticalmente integradas, situadas na Tasmânia, abrangendo incubatórios, aquicultura marinha, colheita, processamento, marketing, vendas e distribuição. A Huon investiu mais de AU$ 350 milhões nos últimos cinco anos em infraestrutura operacional de ponta e práticas sustentáveis no ciclo de produção de salmão, posicionando a empresa para um crescimento sustentável. Os produtos primários incluem filés de salmão frescos, produtos porcionados embalados a vácuo, e outros produtos de valor agregado para o mercado interno de atacado, varejo e canais de exportação.

Trata-se de uma aquisição estratégica, que marca a entrada da JBS no negócio de aquicultura. Vamos repetir o que fizemos anteriormente com frango, suínos e produtos de valor agregado – para deixar nosso portfólio ainda mais abrangente ”, afirma Gilberto Tomazoni, CEO Global da JBS. “São 33 anos de experiência da Huon com uma produção sustentável, de alta tecnologia, produtos de qualidade superior amplamente reconhecidos pelo consumidor australiano, num setor com ótimas perspectivas de crescimento no mundo todo. A aquicultura será uma nova plataforma de crescimento dos nossos negócios.”

A transação está sujeita às condições usuais, incluindo, entre outras coisas, o recebimento das aprovações regulatórias, judiciais e dos acionistas da Huon. A transação está atualmente prevista para ser concluída no final de 2021. A JBS continuará a manter o mercado informado sobre quaisquer novos desenvolvimentos.
São Paulo, 06 de Agosto de 2021 Guilherme Perboyre Cavalcanti Diretor de Relações com Investidores
1Calculado com base no montante de ações emitidos pela Huon de 110.5 milhões numa base diluída, e na dívida liquida (que exclui as obrigações de leasing) em AU$121 milhões em 31 de dezembro de 2020… Leia mais em jbf 06/08/2021