A Joby Aviatio, empresa que desenvolve veículos elétricos de decolagem e pouso vertical (eVTOL) para serviços comerciais de passageiros, anunciou a aquisição da divisão de autonomia da Xwing, líder do setor no desenvolvimento de tecnologia autônoma para a aviação.

Fundada em 2016, a Xwing tem pilotado aeronaves autônomas desde 2020, usando o software Superpilot que desenvolveu internamente. O Superpilot permite operações seguras e sem tripulação, supervisionadas a partir do solo, e é a primeira tecnologia de voo gate-to-gate totalmente autônoma do mundo.

Com 250 voos totalmente autônomos e mais de 500 pousos automáticos concluídos até o momento, a Xwing se tornou a primeira empresa a receber uma designação oficial de projeto para a certificação de um sistema aéreo não tripulado (UAS) de grande porte da Administração Federal de Aviação (FAA) em abril de 2023 e a primeira a receber uma liberação de voo militar da Força Aérea em 2024.

A aquisição coloca a Joby na vanguarda da autonomia da aviação e complementa a aquisição da Inras GmbH em 2021, uma empresa que desenvolve tecnologia de sensor de radar leve e de alto desempenho. Espera-se que a abordagem abrangente e a experiência da Xwing em tecnologia de percepção, integração de sistemas e certificação beneficiem tanto as operações pilotadas de curto prazo do Joby quanto as operações totalmente autônomas no futuro. A empresa também espera que a tecnologia desempenhe um papel importante na aceleração da execução dos resultados dos contratos existentes com o Departamento de Defesa dos EUA e na expansão do potencial para contratos futuros.

“A aeronave que estamos certificando terá um piloto totalmente qualificado a bordo, mas reconhecemos que uma futura geração de aeronaves autônomas desempenhará um papel importante na concretização de nossa visão de tornar a mobilidade aérea limpa e econômica o mais acessível possível”, disse o CEO e fundador da Joby, JoeBen Bevirt.

Um conjunto diversificado de engenheiros, pesquisadores e tecnólogos da Xwing será agora integrado à Joby, onde eles se concentrarão no roteiro de automação e autonomia para as aeronaves da Joby, além de expandir as oportunidades de parceria com o Departamento de Defesa no desenvolvimento de tecnologia.

“O objetivo da Xwing de conectar comunidades com voos autônomos limpos e acessíveis alinha-se estreitamente com a visão de longo prazo de Joby. Estou incrivelmente orgulhoso de cada membro da equipe da Xwing e de tudo o que esse grupo talentoso conquistou até hoje. Nos últimos 7 anos, nossa equipe rompeu barreiras para avançar na autonomia da aviação. Agora, ao unirmos forças com o principal desenvolvedor de táxis aéreos elétricos, não consigo imaginar uma casa melhor para a equipe da Xwing realizar nossa visão compartilhada”, acrescentou o cofundador, presidente e diretor técnico da Xwing, Maxime Gariel.

Os voos autônomos da Xwing foram concluídos usando uma aeronave Cessna 208B Grand Caravan, permitindo que a equipe se concentrasse em áreas como processamento do sistema de visão, algoritmos de detecção e prevenção, gerenciamento de missão, incluindo planejamento de trajetória e atualizações em tempo real, tomada de decisões, estações de controle de solo, operações remotas e integração de algoritmos de IA e aprendizado de máquina.

No início de 2024, a aeronave participou do exercício Agile Flag 24-1 Joint Force da Força Aérea, durante o qual completou voos diários, cobrindo cerca de 2.800 milhas e pousando em oito aeroportos públicos e militares, demonstrando a capacidade de integrar aeronaves autônomas ao sistema de espaço aéreo nacional.

“Os sistemas autônomos estão cada vez mais prolíficos no setor privado e trazem vantagens potencialmente revolucionárias também para a Força Aérea”, disse o coronel Elliott Leigh, diretor da AFWERX e diretor de comercialização do Departamento da Força Aérea. “Criamos a Autonomy Prime para acompanhar essa mudança e para nos mantermos envolvidos como parceiros enquanto essa tecnologia evolui, para que possamos nos adaptar e evoluir junto com o setor privado, mantendo nossa vantagem competitiva.”

A aquisição abrange todas as atividades de tecnologia de automação e autonomia existentes da Xwing e foi paga com ações da Joby. Os termos do acordo não foram divulgados… leia mais em MundoGeo 05/06/2024