A JSL, empresa de logística do grupo Simpar, observa um espaço enorme para expansão no setor.

O mercado potencial de logística no Brasil estimado é de R$ 960 bilhões, entre operações dedicadas, transporte de cargas, distribuição urbana e armazenagem, segundo cálculo da companhia.

“É um mercado enorme. A JSL, que é a maior do setor, é uma empresa de R$ 6 bilhões. Logicamente, não é um mercado 100% atingível. Mas queremos mostrar que a avenida de crescimento é gigantesca”, afirma o presidente, Ramon Alcaraz.

É um mercado muito pulverizado, familiar, regional. Tem empresas muito boas, completamente fora do radar”, afirmou Antônio Barreto, diretor-executivo de planejamento estratégico da Simpar.

As decisões sobre aquisições da empresa estão focadas no grupo controlador. Para os próximos anos, Barreto diz que o foco é “fazer mais do mesmo”. “Vamos buscar empresas rentáveis, com boa gestão. Isso é muito importante. Das empresas que adquirimos, não mudamos a gestão. Não tomamos decisão com base em potenciais sinergias, mas obviamente buscamos extrair o máximo delas”, afirmou.

Nos últimos três anos, o grupo analisou mais de 170 empresas, e chegou a cinco aquisições. Ele diz que algumas discussões que não seguiram no passado hoje estão sendo retomadas. Tem coisas que olhamos há um tempo e não conseguimos, porque concorria com IPOs, taxa de juros baixa. Esse mundo mudou. Algumas discussões voltaram para a mesa e outras ficaram inviáveis”, disse

Leia também demais posts relacionados a JSL no Portal Fusões & Aquisições

JSL planeja seguir com aquisições

Mercado Internacional

Os planos de expansão internacional da JSL poderá ser orgânica, por meio de clientes que têm atuação fora do país, ou via aquisições, segundo Alcaraz. “Temos visto como funciona a operação nos Estados Unidos, Europa, Ásia. Vemos grandes oportunidades de oferecer um serviço diferenciado”, disse… leia mais em Valor Econômico 12/04/2022